Odilon Marciel Barbosa, de 75 anos, morreu nesta sexta-feira, 25, no Hospital Geral de Palmas (HGP), onde fazia um tratamento contra a doença de Chagas. Ele e outras 13 pessoas foram contaminados no dia 28 de outubro, após ingerirem suco de bacaba durante uma comemoração de família, em Aparecida do Rio Negro, na região central do Tocantins.
Aldinez Barbosa, filha do idoso, disse que o aposentado morreu no final da mana depois de uma complicação. Segundo ela, os médicos tentaram de tudo para ajudar o pai, mas ele não resistiu.
“Os rins dele estavam paralisados e tinha líquido no pulmão dele. Ele fez uma pequena cirurgia, uma espécie de drenagem para retirar esse líquido, e depois passou mal. Tentaram reanimar, mas infelizmente ele não resistiu”, lamentou.
O aposentado estava entubado e durante o tratamento contra a doença, passou pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O velório dele deve acontecer ainda nesta sexta-feira e o corpo será enterrado no sábado (28) em Aparecida do Rio Negro.
Entenda o caso
Cerca de nove pessoas foram infectadas com a doença de Chagas após tomarem um suco de bacaba, espécie de palmeira da Amazônia e ‘prima’ do açaí, em uma festa em Aparecida do Rio Negro, região central do Tocantins.
As informações foram confirmadas pela Secretaria de Saúde que informou ainda que outros quatro casos estão sendo investigados.
O pacientes que são todos da mesma família, estavam sendo atendidos no Hospital Geral de Palmas e no Hospital de Doenças Tropicais em Araguaína.
O principal transmissor da doena é o besouro Barbeiro que pode ser encontrado em várias regiões do país. A suspeita é de que o inseto tenha se alojado em uma árvore e as fezes dele tenham ido parar no suco.
A festa teria acontecido no dia 28 e outubro, onde algumas pessoas estavam comemorando o resultado do segundo turno das eleições. O marido de uma das pessoas que foram internadas disse que a maioria dos infectados não moram em Aparecida do Rio Negro.
Ele disse que os sintomas começaram a aparecer mas acreditava-se que eram dengue, como o tratamento não surtiu efeito, os infectados procuraram o Hospital de Doenças Tropicais, em Araguaína, região norte do Tocantins.
O Tocantins já tinha registrado dois casos da doença em 2018. Nos últimos três anos foram pelo menos 34 pessoas com diagnóstico de doença de Chagas em todo o estado.
*Com informações do G1 Tocantins
Doença de Chagas
a doença de Chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado nas fezes do besouro Barbeiro. Casos são bastante comuns nas Américas do Sul, Central e México. Casos já foram registrados também nos Estados Unidos.
A Chagas pode ser contraída através da ingestão de alimentos crus e contaminados com as fezes do parasita, transfusão de sangue, transplante de órgãos e contato direto com o barbeiro ou com animais que estajam infectados.
Outra forma é a congênita, que pode ser transmitida ao bebê durante a gravidez.