Idealizado para apresentar e valorizar a culinária quilombola, o I Festival Gastronômico e Cultural de Dianópolis atraiu moradores e turistas para o circuito montado na Praça da Capelinha durante a segunda noite do evento, no centro da cidade, quando aconteceu, também, a abertura oficial do evento.

Centenas de pessoas visitaram os stands e puderam degustar os 10 pratos que concorrem ao melhor do festival. Iguarias com ingredientes típicos da região chamam a atenção dos visitantes pela novidade e cativam pelo sabor. A exemplo de algumas iguarias, como o brigadeiro de caju, o sorvete de mangaba e risoto de pequi com carne de sol.

Glenda Brigadeiros é uma das expositoras que concorre a premiação de melhor prato do Festival, com o brigadeiro de caju. Ela conta que nas duas noites vendeu todo o estoque antes do final do evento, cerca de duas mil unidades. “É um doce que criei para o festival e não fazia parte do meu menu e hoje já vai fazer parte. Tivemos o apoio do Sebrae com as capacitações e cursos de como empreender nesse ramo”, relatou Glenda.

O analista do Sebrae, César Augusto, avaliou positivamente a segunda noite do Festival. “Nesses dois dias o evento superou as expectativas. Todos os expositores estão com bom fluxo. O festival não movimenta somente a gastronomia, mas toda uma cadeia financeira, porque vários segmentos empresariais estão sendo impactados, e isso vai ao encontro a missão do Sebrae que é a promover o desenvolvimento dos pequenos negócios e promover o empreendedorismo”, pontuou César.  

Satisfeita com a repercussão do evento, a Chef Ruth Almeida afirmou que o Sebrae está sendo um grande parceiro para este momento em Dianópolis. “Estou muito feliz de ter iniciado um evento com tanta gente participando, a população abraçou com muito amor e carinho”, enfatizou. 

De olho na próxima edição, o prefeito Gleibson Moreira evidenciou a parceria estabelecida entre o Sebrae, Prefeitura e Governo do Estado. “Se não fosse essa parceria algumas coisas seriam muito mais difíceis e foi justamente com ela que nós conseguimos visualizar esse festival e já nos prepararmos para os próximos. A palavra mesmo é sucesso” frisou o prefeito.