Vacinação em Palmas – Foto – Raiza Milhomem

A imunização em Palmas contra a Covid-19 continua nesta quinta-feira, 15, e o público alvo desta etapa são os idosos a partir de 66 anos, e os profissionais de saúde que estão nas listas autorizadas pelas instituições. A vacinação ocorre em três pontos da cidade, sendo dois em formato de drive thru, um na Praia da Graciosa e o outro no estacionamento do Ginásio Ayrton Senna, ambos exclusivos para os idosos, das 8 às 17 horas. Já para os profissionais de saúde, a vacinação será no Ginásio do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), na Avenida Teotônio Segurado, das 9 às 17 horas.

A vacinadora e formanda em enfermagem Heloísa Xavier conta que a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) contribui positivamente para que os profissionais de saúde da rede possam contar com o apoio seguro dos alunos capacitados pela instituição de ensino.

“Amo meu trabalho, e por amá-lo sei da importância das parcerias, principalmente neste momento de pandemia que aumentou todas as demandas da saúde”. A estudante, que é moradora de Palmas há mais de 20 anos, está bem animada, pois nesta quinta administrou sua primeira dose do imunizante da Oxford. “Já apliquei outros imunizantes, mas esse é o meu primeiro”, ressaltou.

Vacinadora Heloísa Xavier- Foto – Raíza Milhomem

A aposentada Josélia Viana, de 66 anos, explica que seu marido já havia recebido o imunizante e está grata pelo atendimento dos servidores da saúde. “Foi muito rápido e eficiente. Os trabalhadores foram atenciosos e eu estou muito feliz de ser vacinada”, disse ela.

A aposentada também relata que seus netos Letícia Coutinho e Emanuel Melchiades acompanharam, tanto ela quanto seu marido, nas aplicações e que ela considera esse apoio importante para a população idosa. “Nessa hora é importante estar com os familiares, pois o cuidado e a felicidade é coletiva”, destacou.

A também aposentada Lourdes Cavalcante, de 66 anos, orgulhosa com seu cartão de vacina em mãos, explicou que foi na Praia da Graciosa no drive thru por volta das 7 horas da manhã. “Foi muito organizado, rápido, bem fiscalizado e me senti segura com o atendimento”. Lourdes conta que essa é a primeira dose do seu imunizante, e que agora aguarda atenta ao seu cartão de vacina para a próxima dosagem.

Na manhã desta quinta, até o inícioda tarde, foram administradas mais 700 doses. Para se vacinar, os idosos devem comparecer aos locais munidos de seus documentos pessoais (RG ou CNH) e CPF e cartão de vacina.

Gurupi

Vacinação em Gurupi – Divulgação

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Imunização, realizará nesta sexta-feira, 16, e sábado, 17, a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Valdeci Júnior, na sexta-feira, será aplicada a dose nas pessoas de 70 a 74 anos; das 8 às 17 horas; e no sábado os idosos de 75 a 79 anos, receberão a segunda dose do imunizante, a partir das 8 horas (enquanto durar as doses). Nos dois dias estarão disponibilizados três pontos, sendo eles, UBS Sol Nascente, Praça do Centro de Convenções Mauro Cunha, e Feira da Rua 13, saída para Peixe.

O secretário destaca que a vacina será aplicada no modelo drive thru, e as pessoas que não podem ir em veículos, poderão aguardar a dose no local, onde haverá uma estrutura com tendas, cadeiras com distanciamento e água.

A coordenadora de Imunização, Jucileia Lima, destaca que é importante as pessoas olharem no cartão de vacinação a data marcada para o recebimento da segunda dose e esclarece que devem tomar esta dose, quem tomou a primeira e já tem um intervalo de 21 a 28 dias, no caso da Coronavac; quem tomou a AstraZeneca, o prazo é de 90 dias. “Enfatizamos esse período, mas a data está marcada no cartão de cada pessoa, então é bom, que antes de se deslocar a um ponto de vacinação a pessoa verifique se está no prazo correto para tomar a segunda dose”, explica.

Quem for vacinar deve levar o cartão de vacinação, cartão SUS, CPF e RG.

Paraíso do Tocantins

Vacinação em Paraíso do Tocantins – Divulgação

A UBS Araci Aires Parente (Sespe), na região central da cidade, a UBS Moacir da Paixão, no Setor Santa Clara (Região Sul) e a sede do 8º Batalhão da Polícia Militar, no Setor Serrano II, são os 3 pontos de vacinação que estão abertos nesta quinta-feira, dia 15, até às 17h, para imunização contra a Covid-19.

O público alvo desta etapa, são idosos com idade de 65 a 66 anos (com vacinação nas duas UBS’s) e profissionais da segurança pública (no 8º BPM). Ao todo Paraíso recebeu 423 doses para esta ação, sendo 262 para os idosos e 161 para a segurança pública.

Somadas às 423 doses recebidas nesta semana, o município de Paraíso do Tocantins recebeu o total de 6.499 doses, através do Governo do Estado do Tocantins.

Para se imunizar contra à Covid-19, a pessoa deverá comparecer nos locais portando documento de identificação, cartão SUS e cartão de vacinação.

Fonte – Secom Palmas, Secom Gurupi, Secom Paraíso do Tocantins