Para algumas pessoas, não há problema maior em sua vizinhança do que o latido de cachorros, que atrapalham o sono e o descanso dos moradores. O incômodo pode surgir de outras situações, como choro ou o uivo desses animais.
A melhor maneira de lidar com a situação é através do diálogo. Conversar educadamente com o vizinho e explanar sua irritação é muito melhor do que ficar retendo o problema para si.
A vizinha da Maria Luiza Rodrigues fez um pouco diferente, mas ainda assim, resolveu o problema com muita maturidade. O cachorro dela, Chips, tem apenas 5 meses de idade e está se adaptando ao novo lar; ele chora bastante na porta quando Maria sai para trabalhar – e isso ocorre há semanas, mesmo com os esforços de Maria para tentar acalmar seu cãozinho.
Certo dia, ao retornar do trabalho, a dona de Chips encontrou uma sacola com brinquedos e uma cartinha, assinada pela vizinha incomodada:
“Oi, amigo… Tenho percebido que você anda chorando bastante quando fica sozinho, e eu já passei por essa fase. Conversei com a minha mamãe ontem e decidimos juntas lhe presentear com esses brinquedinhos, assim você pode se distrair quando se sentir só.
Aproveito aqui para te fazer um convite: eu moro só com a mamãe e, por isso, tenho um quarto só meu para bagunçar o quanto quiser, então você pode passar um tempo aqui comigo! Faremos muita festa juntos!!! Esperamos que goste do que escolhemos para você! Muitos lambeijos da Corote e da minha mamãe Nichole (ap.41).”
Maria conta ter ficado surpresa e agradecida pela solidariedade da vizinha. “Ele é novinho, precisa de atenção e carinho. Minha primeira reação foi chorar e abraçar o Chips. Chorei porque é comum as pessoas reclamarem pelo barulho e não te compreenderem. Fiquei muito feliz por ela me entender e se dispor a ajudar. Agradeci muito“, conta.
A dupla só se conheceu semanas depois, já que o cãozinho ainda precisava tomar algumas doses de vacina. “Foi até difícil tirar uma foto, eles não paravam”, lembra a jovem. Veja o momento do encontro: