Inicia mapeamento de pontos de captação de água para combate a incêndios no TO

Por Gazeta do Cerrado | 19/05/2020

Última atualização em 19/05/2020 18:01

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Com a proximidade do período de estiagem, que afeta todo o Estado do Tocantins, sobretudo, nos meses de julho, agosto e setembro, as forças de segurança já iniciaram o planejamento de ações para enfrentamento dos efeitos adversos que resultam da baixa umidade do ar, a exemplo dos incêndios que assolam e devastam grandes áreas de mata e pastagens em várias regiões do Tocantins.

Desse modo, o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER – TO), órgão vinculado à Superintendência de Segurança Integrada (SSI) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP – TO), está apoiando o planejamento estratégico que está sendo realizado pela Defesa Civil Estadual, que está mapeando e catalogando os pontos estratégicos para captação de água a ser utilizada no combate a incêndios com o emprego de helicóptero e uso helibalde durante o período de estiagem no Tocantins.

LEIA – Para evitar incêndios florestais na seca, queimada controlada é feita próximo a Cachoeira da Velha

O trabalho feito pela Defesa Civil tem por objetivo agilizar a resposta ao incêndio e amenizar os riscos da operação, uma vez que, com o apoio de um operador aerotático do CIOPAER, é feita a correta avaliação de potenciais riscos à atividade aérea (Rede de alta e baixa tensão, Fios, tocos, objetos soltos). Além disso, é estabelecido estudos para criar novos tanques que podem vir a ser úteis em regiões que não possuem pontos de captação, o que implica numa menor eficiência do emprego do helicóptero

Conforme o diretor do CIOPAER, major QOPM Bruno Coelho Mendes, mesmo mergulhados nas ações de enfrentamento da pandemia de COVID-19, o Centro se prepara para atender as demais missões que são apresentadas à Unidade Aérea Pública do Estado. Entre elas, o diretor destaca as ações de fiscalização, monitoramento e combate aos incêndios florestais, que anualmente exigem o emprego do meio aéreo (helicóptero) pertencente e operado pela Secretaria da Segurança Pública – SSPTO, através desta Unidade Aérea Integrada pelas forças de segurança do Estado Corpo de Bombeiro Militar (CBM – TO), Polícia Civil (PC-TO) e Polícia Militar (PM-TO).

O Diretor do CIOPAER também ressalta todo o salutar processo de integração entre os órgãos e agentes envolvidos, que despidos de vaidades institucionais ou pessoais buscam, com exclusividade, atender prontamente e de maneira eficiente e eficaz os anseios da sociedade.

fonte: SSP

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
majucotrim@gazetadocerrado.com.br

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
marcojacob@gazetadocerrado.com.br

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
portal@gazetadocerrado.com.br

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
comercial@gazetadocerrado.com.br

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
marcojacob@gazetadocerrado.com.br