Nem todo carro voador precisa de pistas de avião para decolar. É o caso do AeroMobil 5.0, modelo que teve desenhos registrados pela marca norte-americana no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O conceito foi revelado ao mundo em março deste ano e, mesmo que ainda não opere no Brasil, a companhia registrou os desenhos para garantir sua propriedade intelectual. Como o nosso mercado de aeronaves privadas é um dos maiores do mundo, certamente a AeroMobil lançará o modelo 5.0 por aqui.

A proposta é diferente do primeiro modelo da AeroMobil. Enquanto o AeroMobil 4.0 é um STOL (short take-off and landing, ou para decolagens e pousos curtos), o novo AeroMobil 5.0 é um VTOL (vertical take-off and landing, para decolagens e pousos verticais).

Ou seja, ele opera nessas fases de voo mais como um helicóptero graças aos motores elétricos na ponta das asas, mas depende de asas em velocidade normal, quando o propulsor traseiro Rotax de 100 cv empurrará o AeroMobil como um avião convencional.

A propulsão é totalmente elétrica e o alcance deve ser semelhante ao divulgado para o AeroMobil 4.0, cerca de 700 km de autonomia, o suficiente para muitos voos dentro da cidade, afirma a marca.

AEROMOBIL 5.0 FICA COM AS ASAS E HÉLICES RECOLHIDAS PARA ANDAR COMO CARRO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A operação pode ser realizada em qualquer heliporto urbano (que tenha acesso ao carro, vale lembrar que alguns ficam no topo de edificações). Tanto o 4.0 quanto o 5.0 são pensados para os mercados de táxis e de veículos compartilhados.

A AeroMobil afirma que o AeroMobil 4.0 está em testes finais e que vai entregar o primeiro modelo em 2020. Mas o AeroMobil 5.0 ainda demorará mais. De acordo com o fabricante, o VTOL estará disponível no mercado apenas na próxima década e o lançamento deverá ocorrer entre 7 a 10 anos. A previsão atual é para 2025.

O vídeo acima apresenta um pouco sobre a operação do Aeromobil 5.0. O cockpit é bem aeronáutico e tem acesso frontal, através do vidro deslizante (que sobe e abre um vão enorme). Em determinado momento, o piloto submete seu plano de voo à aprovação antes de decolar.

Há espaço para quatro ocupantes em poltronas individuais. À frente do piloto, o painel digital traz todas as informações. E o volante é um meio termo entre o aeronáutico e o automotivo. Mais ou menos como é o AeroMobil 5.0.

 

 

 

Fonte: Autoesporte