O estudante Nelson Germano, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade de Dois Irmãos, foi o vencedor na categoria Artes Literárias na 11ª edição do Festival Nacional Nossa Arte, e Tenaelby Pereira Bezerra, da Apae de Colmeia, ficou em 2º lugar na categoria Artesanato. O festival foi realizado em Manaus e reuniu cerca de 1.100 estudantes de 23 delegações formadas por alunos de todo o país. Na ocasião, foram premiadas as melhores apresentações nas categorias dança, música e exposições de artes visuais, artes literárias e artesanato.
A presidente da Federação das Apaes do Tocantins, Marciane Machado Silva, que acompanhou a delegação tocantinense em Manaus, destacou a alegria dos alunos. “Foi um momento de muita emoção, os nossos alunos realizaram lindas apresentações. Essas conquistas e premiações representam o potencial e as habilidades que são desenvolvidas nas Apaes. Promovemos um passeio cultural, levamos os estudantes para conhecer o teatro nacional, para fazer trilhas ecológicas, conhecer o boto cor de rosa e promovemos um almoço num flutuante”, explicou Marciane. O passeio cultural teve o objetivo de mostrar aos estudantes o quanto eles são importantes e representou uma aula de conhecimentos culturais e de conteúdos de geografia.
O Festival Nossa Arte foi realizado nos dias 19, 20 e 21 de novembro. Do Tocantins, participou uma delegação formada por 65 pessoas, entre estudantes, professores e representantes da Federação das Apaes. Participaram do evento alunos artistas das Apaes de Gurupi, Porto Nacional, Dois Irmãos, Araguaína, Colmeia e Colinas do Tocantins.
Durante o Festival Nossa Arte, foram realizados o encontro de Autodefensores (representação de alunos) e dos dirigentes das federações nacionais das Apaes.
“É motivo de muito orgulho para a APAE DE Colméia representar o Tocantins através do aluno Tenaelby e estamos felizes por sermos referência Nacional conquistando o 2° LUGAR com o artesanato no Festival Nacional de Artes, realizado em Manaus”, destacou a diretora da Apae de Colmeia, Sandia Maria Soares Ferreira Dias. Ela ressaltou o trabalho realizado nas Apaes e destacou o desempenho da professora Maria Dias dos Santos.