Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

Os benefícios de salário-maternidade e aposentadoria por idade urbana, que são solicitados presencialmente no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), agora podem ser feitas através do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.  A medida começa a valer a partir desta segunda-feira, 21, e os contribuintes já receberão um número de protocolo de requerimento, o que elimina a etapa de ir ao órgão agendar um atendimento.

Anteriormente, o beneficiado tinha que se encaminhar até uma agência do INSS, levar todos os documentos e formalizar os pedidos. Com essa nova ferramenta, o contribuinte só será chamado para comparecer ao órgão caso haja necessidade, já que o segurado poderá acompanhar o andamento da sua solicitação através do Meu INSS.

Em alguns casos, a concessão do benefício será automática, por exemplo. Se as informações da previdência já constarem nos sistemas do INSS, a pessoa será notificada a distância, ou seja, pelo aplicativo.

De acordo com as informações do INSS, a mudança vai agilizar os serviços e possivelmente os usuários não sofrerão com falta de vagas para serem atendidos.

Confira abaixo os serviços que estão disponíveis pelo aplicativo MEU INSS e pelo número 135.

Alterar meio de pagamento;

Atualizar dados cadastrais do beneficiário;

Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes;

Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País;

Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf;

Cadastrar Declaração de Cárcere;

Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família;

Cadastrar ou renovar procuração;

Cadastrar ou renovar representante legal;

Desbloqueio do benefício para empréstimo;

Desistir de aposentadoria;

Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados;

Pensão por morte;

Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS;

Reativar benefício;

Reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalho;

Renunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão;

Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido;

Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário;

Suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho;

Transferir benefício para outra agência.

Serviços já estão disponíveis através do app e do telefone 135 – Divulgação INSS