O Programa de Reabilitação Profissional do INSS da Gerência Executiva Palmas(GEX), realizará nos dias 06 e 07 de maio, entrega de próteses, referente ao processo licitatório nº 35014.131426/2020-91.

A iniciativa trará aos trabalhadores amputados de todo o estado do Tocantins, as extensões de braços, pernas e joelhos que lhes permitirão trabalhar, viver plenamente e sonhar.

É uma ação histórica para a área de abrangência da GEX Palmas, que tem um valor inestimado para os trabalhadores amputados e segurados do INSS, também para a equipe de Reabilitação Profissional da GEX. Mais do que isso, as próteses e órteses entregues impulsionarão esses segurados a desafiarem seus limites.

A equipe de Reabilitação Profissional identificou os segurados que precisavam de próteses ou órteses e os encaminhou para a prescrição junto à perícia médica, dando prosseguimento, a partir daí, no processo licitatório. Em Novembro de 2020, a GEX assinou os  contratos para aquisição do serviço de confecção de próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção, no valor de R$ 593.540,00.

Como resultado, nos dias 06 e 07 de maio a equipe fará a entrega das próteses na Agência da Previdência Social de Palmas, com a presença dos segurados, representantes técnicos do contrato, médicos peritos e representantes das empresas contratadas. Entre os protetizados, a maioria é jovem, do sexo masculino, de 25 a 45 anos e vítima de acidentes de trânsito, principalmente de moto.

Nesta etapa de maio, serão entregues 23 próteses de um total de 39 concebidas no processo. As 16 restantes serão entregues em um segundo momento. A divisão da entrega ocorreu como medida de segurança neste momento de enfrentamento da COVID-19.

Mesmo com todas as dificuldades e impeditivos trazidos pela pandemia para adquirir e testar os equipamentos, a Reabilitação da GEX conseguiu concluir a compra e devolverá a capacidade laboral a 32 homens e 7 mulheres da área de abrangência das Agências da Previdência Social em Araguaína, Araguatins, Arraias, Dianópolis, Gurupi, Miracema, Palmas, Paraíso e Porto Nacional.

Mecanismo para redução de barreiras

Ressaltamos que a concessão de próteses, órteses, meios auxiliares de locomoção e acessórios é atribuição legal do INSS por meio do Serviço de Reabilitação Profissional. O intuito é atender a missão, os objetivos institucionais e visa à garantia de direitos básicos. Trata-se de um importante mecanismo para a redução de barreiras que restrinjam a participação social dos reabilitados, sendo vital para a reinseri-los no mercado de trabalho.

Fonte: assessoria INSS