O Coletivo de Psicólogos e Apoiadores Independentes em Saúde Mental realiza no próximo sábado, dia 27, no Parque Cesamar, atividades alusivas à campanha nacional Janeiro Branco. A programação terá início a partir das 16 h no Parque Cesamar, com diversas atividades, como judô, atendimento de Auriculoterapia, além de, conversas com psicólogos para aquelas pessoas que se sentirem à vontade. Haverá também uma roda de conversa sobre promoção de saúde mental com as psicólogas Muriel Rodrigues e Raphaella Pizani.
Idealizada ainda em 2014 pelo psicólogo Leonardo Brandão, a campanha já foi legislada e faz parte do calendário oficial de 24 municípios e dois Estados brasileiros. Aqui em Palmas, será a primeira vez que atividades relacionadas à campanha serão realizadas.
Segundo o psicólogo Tassio de Oliveira Soares, um dos organizadores do evento, Palmas já tem se tornado uma cidade onde as pessoas estimam muito pela qualidade de vida, e a saúde mental tem que fazer parte deste bem estar. “Em nossa cidade os parques são muito usados pelas pessoas para a promoção da qualidade de vida. Com ações do Janeiro Branco queremos ampliar a percepção do que seja qualidade de vida e apresentar as várias formas da promoção da saúde metal.”
De acordo com o idealizador da campanha Brandão, o mês de janeiro foi o escolhido pelo fato de que, por conta da passagem de ano as pessoas tem o hábito de repensar diversos aspectos da vida. Nesse período “as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos e, a cor branca, [foi escolhida] porque, queremos mostrar às pessoas que, como em uma folha em branco, qualquer um pode escrever e reescrever a sua própria história, desenhando e redesenhando novas possibilidades perante a vida”, pontua. Toda a população de Palmas e região é convidada.
Para saber mais: http://janeirobranco.com.br/