O que é Janeiro Branco?

Janeiro Branco é uma campanha que tem por objetivo promover a Saúde Mental e realizar a psicoeducação da população para a necessidade de estarmos cuidando da nossa saúde mental e emocional. Essa campanha iniciou-se em 2014, por psicólogos de Uberlândia (MG), e foi ganhando espaço e apoio da nossa sociedade e, hoje faz parte do Calendário Nacional da Saúde.

– Por que janeiro e por que branco?

A escolha do mês de janeiro é por ser um período que está iniciando um novo ciclo em nossas vidas, um novo ano. É um período onde muitas pessoas estão projetando novos sonhos e outros estão passando por um momento de crise existencial, questionando sobre suas vidas ou sobre seus propósitos. Então, aproveita-se o mês de janeiro para alertar as pessoas, sobre a necessidade de incluírem o cuidado com a saúde mental aos seus novos objetivos e projeto de vida. Já a cor branca, significa a paz e o espaço de projeção. Então Janeiro Branco é o convite e conscientização para as pessoas projetarem uma nova história para a sua Saúde Mental.

– O que é Saúde Mental?

Saúde Mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e se é capaz de enfrentar os desafios cotidianos com equilíbrio. 

– O porquê da necessidade de se trabalhar a promoção da Saúde Mental?

Porque a Saúde Mental é uma necessidade básica e direito fundamental do ser humano, sendo indispensável para o progresso pessoal e social da humanidade. E também, porque segundo os dados de 2019 da Organização Mundial de Saúde (OMS), hoje o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, ou seja, tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo, sendo 18,6 milhões de brasileiros convivem com os transtornos de ansiedade; esses números correspondem à 9,3% da população. Além disso, não é só o Brasil que sofre com os problemas na Saúde Mental, esses números têm crescido no mundo inteiro, atingindo todas as classes sociais e faixas etárias. De acordo ainda com os dados da OMS, um em cada cinco adolescentes enfrenta desafios de Saúde Mental e que metade de todas as doenças mentais começa aos 14 anos; sendo a depressão uma das principais causas de adoecimento e incapacidade entre os adolescentes e jovens. Então, é importante trabalhar a Saúde Mental em todos os contextos, como no trabalho, pois tem crescido também o número de afastamentos no trabalho devido à ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout (Síndrome do Esgotamento Profissional) e também na população idosa, onde muitos são vítimas de violência psicológica.

– O que desencadeia os problemas de Saúde Mental?

O equilíbrio da Saúde Mental pode ser comprometida, por fatores genéticos e também por fases estressantes da vida, como por exemplo: entrada na escola (início dos estudos para as crianças), adolescência, separação dos pais, conflitos familiares, dificuldades financeiras, menopausa, envelhecimento, doenças, divórcio, perdas, traumas, desemprego, entre outros.

O que fazer para ter Saúde Mental?

Para uma boa Saúde Mental, é necessário que a pessoa reconheça seus limites e suas qualidades e, foque sempre no lado positivo dos acontecimentos. Procurando sempre fazer o melhor, mas evitar as autocobranças; sendo importante estabelecer bons relacionamentos interpessoais e criar hábitos saudáveis, tais como: dormir bem, alimentar-se bem, praticar atividades físicas, evitar o consumo de álcool, cigarro e outras drogas. Não ter vergonha de buscar ajuda profissional e, lembrar-se que a psicoterapia é de fundamental importância para o equilíbrio da saúde mental e tratamento de transtornos de ansiedade.