O Mutirão de Combate ao mosquito Aedes Aegypti acontece nesta quarta, 26, no Jardim Taquari. A ação envolve agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses de Palmas (CCZ) e homens do Corpo de Bombeiros e Marinha. Os trabalhos começam às 8 horas, com concentração na Feira Coberta, local em que será realizada ainda, vacinação antirrábica e inquérito canino com coleta de sangue para fazer sorologia para Leishimaniose.
A gerente do CCZ, Betânia Costa, reforça que as equipes farão vistorias aos imóveis residenciais e comerciais e terrenos baldios, e ainda a distribuição de material educativo com orientações aos moradores quanto aos cuidados necessários para manter os quintais e estabelecimentos limpos e livres do transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“É um trabalho que já faz parte da rotina do CCZ diariamente, mas as parcerias como essas que temos no mutirão são muito importantes porque estimula os próprios moradores a fazer o combate diariamente também. Todos devem estar vigilantes para diminuirmos os focos e também a incidência das doenças provocadas pelo mosquito”, reforça a gerente, lembrando que caso algum morador não tenha vacinado seu animal durante a Campanha Antirrábica (realizada em março), o mesmo pode levar o animal até a feira local para receber a imunização.
De acordo com o levantamento semanal feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), nas 16 primeiras semanas deste ano, na Capital, foram notificados 2.263 casos de dengue, sendo confirmados 297; 253 notificações para chikungunya, confirmando apenas 73 casos; e 30 notificações de zika vírus em gestantes, mas após os exames laboratoriais não houve nenhuma confirmação, dois deles eram chikungunya.
O mutirão conta ainda com servidores das secretarias de Educação e de Infraestrutura, Guarda Metropolitana de Palmas, Defesa Civil, Fundação Municipal de Meio Ambiente e Naturatins.