Brener Nunes
O engenheiro florestal Josevan Barbosa, de 24 anos, de Gurupi, foi um dos selecionados entre mais de 31 mil candidatos para participar de uma formação de jovens políticos. O engenheiro, que atualmente também é estudante de gestão pública, contou exclusivamente à Gazeta como foi participar desta primeira parte da seleção.
Josevan conta que a primeira fase contou com testes psicológicos e de aptidão. “Foram mais de 31 mil inscritos. A primeira fase tive que enviar currículo e vídeo. Toda uma verificação como testes psicológicos, de aptidão, noções políticas. Fizemos todos essas etapas e aí o resultado foi divulgado, dentre esses 31 mil selecionados, eu fui um, aqui do Tocantins”, conta o estudante de Gurupi.
O estudante também explica que durante a seleção tiveram testes sobre atualidade, conhecimento do cotidiano, e também sobre seu posicionamento político e raciocínio lógico.
Sobre o vídeo que teve que enviar, Josevan conta que teve que contar um pouco de sua história e posicionamentos. “Fiz um vídeo sobre minhas experiências de vida e história, com duração de dois minutos. Também apresentar novas ideias políticas para a construção de um novo Brasil. A quarta fase, era a checagem dos antecedentes, era algo interno deles.
Foram selecionados cerca de 500 pessoas para a primeira etapa do curso, contou Josevan.
Após esta etapa de seleção, o engenheiro conta que a nova fase será feita numa plataforma online, que a RenovaBR, empresa responsável, pela formação, irão disponibilizar, logo depois, terá outra seleção com os melhores desta etapa. ” Após esta nova seleção, terá uma formação presencial, que eu acredito que será em São Paulo com o pessoal do RenovaBR, que patrocinada por empresas e pessoas que acreditam na formação desses líderes”, afirmou.
Josevan afirmou que a seleção serviu para refletir sobre ele mesmo e suas características.“Participar do processo serviu também para eu fazer uma reflexão sobre eu mesmo. Sobre minhas características, vitórias, e conquistas. Pode destacar aquilo que eu achava que era mais importante durante minha trajetória. Pontuei questões sobre o movimento estudantil, liderança . Foi uma forma de refletir sobre a vida política, refletir sobre minhas intenções, sobre o que eu esperava de futuro”, destacou.
E complementou dizendo que o incentivou a participar mais da política. “Isso foi muito bom, me deu uma visão mais ampla de política e de futuro. Me motivou ainda mais a entrar na política, porque é um processo de formação que te da todo um aparato, então, vice se sente preparado após todo esse processo, disse o engenheiro.
RenovaBR
Programa Renova BR foi criado em 2017 com o intuito de formar pessoas que queiram entrar para política. Então, eles dão formação em todos seus aspectos, desde comunicação, liderança, questão de orçamento e legislação. “Ano passado, eles fizeram o projeto mais voltados para as eleições regulares de 2018. Este ano, serão na de 2020”, afirmou Josevan.