É de Araguaína a junina que vai representar o Tocantins no Concurso Nacional de Quadrilhas, realizado em Brasília nos dias 27 e 28 de julho. A ‘Arranca Toco’ é conhecida no município ao norte do estado e acumula 12 títulos no festival São João do Cerrado. Mas nunca havia conquistado o primeiro lugar no campeonato estadual. Com um tema forte sobre os refugiados, eles encantaram os jurados, levantaram o troféu e agora se preparam para representar o estado, pela primeira vez, no evento nacional.

A vitória tem um gosto especial. A quadrilha existe há 27 anos e há tempos atrás não imaginava que poderia chegar tão longe. “Nós lutamos e sonhamos muito. Esse é um momento único, construído há muitos anos por cada quadrilheiro que passou pelo grupo. Pensávamos ser impossível até por causa dos recursos que eram muito limitados”, relembra o marcador e presidente da quadrilha Rogério Cunha.

Professor da rede particular em Araguaína, Rogério tem originalidade e conta que sempre incentivou o grupo a buscar o novo. Para Brasília, ele promete surpresas. “Todos já viram o vídeo das nossas apresentações. Então, algumas surpresas vão acontecer, vai ter novidades em Brasília”, promete em tom de mistério.

Grupo junino fala sobre a saga dos refugiados durante apresentação — Foto: Divulgação

Grupo junino fala sobre a saga dos refugiados durante apresentação — Foto: Divulgação

O tema da apresentação dos quadrilheiros é “Refugiados – a saga de um povo que deseja voar”. Com um assunto forte e atual, o objetivo da junina é ir além da dança. “Nosso objetivo é levar uma mensagem. Quando falamos de refugiados, acreditamos que não podemos ser indiferentes a essa dor. Ninguém sai da sua casa, do seu lar porque deseja. Sai para fugir do medo, da fome, da miséria, para sobreviver. O espetáculo traz para o folclore junino, uma mensagem de igualdade e respeito”.

Uma das inspirações de Rogério foi o episódio envolvendo um imigrante do Mali, que foi saudado como herói depois de escalar a fachada de um prédio em Paris para salvar uma criança pendurada em uma sacada do quarto andar. Um vídeo capturou o resgate espetacular protagonizado por Mamoudou Gassama, de 22 anos, e viralizou nas mídias sociais.

Em menos de um minuto, ele escala a fachada do prédio, subindo de sacada em sacada, e salva o garoto de quatro anos, enquanto um vizinho tenta segurar a criança a partir de um apartamento ao lado.

A quadrilha retomará os ensaios em breve e vão com tudo em busca do título nacional. Para isso, o grupo tenta buscar apoio financeiro junto à gestão municipal e ao governo do estado. A junina conta com 70 integrantes, entre quadrilheiros e equipe de apoio e já está fazendo história ao disputar um título nacional.

Arranca Toco vai representar o Tocantins no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas — Foto: Divulgação

Arranca Toco vai representar o Tocantins no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas — Foto: Divulgação

Arranca Toco

Criada em 1992, a junina é uma das mais tradicionais de Araguaína, trazendo inovação a cada ano. Com o número atual de 28 casais, mais corpo técnico, a junina já conta com 12 títulos municipais no São João do Cerrado. Foi campeã no Arraiá da Alegria 2015, em Tocantinópolis; e vice-campeã do Arraiá Brasil 2017, em Brasília.

Fonte: G1 Tocantins