A Prefeitura de Lavandeira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a dose de reforço da vacina contra a Covid19, para as pessoas que fazem parte do grupo de imunossuprimidos (pacientes com câncer, pessoas vivendo com HIV, transplantados e outros com o sistema imune fragilizado, o que deixa o paciente mais suscetíveis a infecções).
A vacinação de reforço teve início na segunda-feira, 30 de agosto. O município tornou-se a primeira cidade da região Sudeste a iniciar a aplicação da terceira dose.
A vacinação deste grupo será feita com a vacina da Pfizer. Para receber a dose de reforço, as pessoas devem comparecer a Unidade Básica de Saúde (UBS), apresentando cartão de vacina. “Inicialmente estamos vacinando as pessoas que estão incluídas no grupo de imunossuprimidos. A partir do próximo dia 11, será feito com os idosos a partir de 70 anos”, disse a enfermeira, Bruna Gontijo.
O secretário municipal de Saúde, Fábio Ferreira de Oliveira, explica que o reforço para essa faixa etária é uma medida importante para conter o avanço da variante delta que tem se espalhado pelo país, com casos já confirmados no Tocantins. “A gente segue a recomendação da Organização Pan-americana de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde. Estudos mostram que essa dose é importante, uma vez que estudos mais recentes mostram que com cerca de 6 meses, principalmente os idosos têm a redução da imunização. Por is so, pedimos para que essas pessoas procurem a nossa UBS”, destacou o secretário.
Além disso, a enfermeira Bruna Gontijo, esclarece que o cronograma das demais vacinas e doses seguem normalmente. “Pedimos para que a população se atente a data da 2° dose e aqueles maiores de 18 anos que ainda não recebeu a 1° dose, que procure a nossa UBS”, frisou.
Lavandeira tem apenas 01 caso ativo da Covid19. Desde o início da pandemia registrou 213 casos positivos, com 211 recuperados e 01 óbito.