Licenças para captação de água do Projeto Rio Formoso vão passar por revisão

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 14/06/2019

Última atualização em 26/08/2019 10:39

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

O Projeto de Gestão de Alto Nível da Bacia do Rio Formoso está entrando em uma nova fase, na qual serão revistas todas as licenças para captação de água para irrigação dos empreendimentos agrícolas da região. Nesta quinta-feira, na 7ª audiência pública do projeto de gestão, realizada em Lagoa da Confusão, foi assinado acordo que garante prioridade à assinatura de um convênio que viabilizará a revisão das licenças por parte do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

O acordo assinado também estabelece que os produtores rurais deverão realizar a manutenção das estações que monitoram as 94 bombas de captação de água, instaladas na fase anterior do Projeto de Gestão de Alto Nível. Nestas estações, ficam registrados os dias e horários em que as bombas foram ligadas, bem como o volume de água retirado do leito do rio. Com a manutenção, espera-se garantir um controle preciso do uso da água neste período de estiagem.

Para verificar se todas as estações de monitoramento encontram-se funcionando, o Naturatins procederá à fiscalização a partir do dia 30 deste mês.

O acordo ainda garante que o Estado do Tocantins, por meio das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, deverá solicitar a ampliação da cobertura de telefonia celular na região. Isso para que as informações coletadas em todas as estações de monitoramento sejam transmitidas em tempo real para os órgãos de controle.

Audiência Pública Rio Formoso – Divulgação MPE-TO

O Projeto de Gestão de Alto Nível vem sendo desenvolvido desde 2017, em decorrência de ação judicial proposta pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO). Sua intenção é promover o uso sustentável dos recursos hídricos da Bacia do Rio Formoso, equilibrando a disponibilidade de água e a demanda dos empreendimentos agrícolas do Projeto Rio Formoso. Na região, predominam os cultivos de arroz, soja e melancia, irrigados pelo método de subirrigação.

O acordo desta quinta-feira foi assinado pelo secretário da Agricultura, César Halum; pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Jaime; pelo presidente do Naturatins, Marcelo Falcão; pela procuradora do Estado Ana Flávia Ferreira Cavalcante; pelo presidente da Associação de Produtores de Soja do Sudoeste do Tocantins, Fausto Vinícius Garcia; pelo advogado da Associação dos Produtores de Soja, Wagno Milhomen; além do juiz Wellington Magalhães e do promotor de Justiça Francisco Brandes Júnior, autor da ação judicial que deu origem ao Projeto de Gestão de Alto Nível.

A 7ª audiência pública para acompanhamento do Projeto de Gestão de Alto Nível ocorreu integrada ao Mutirão de Sustentabilidade Ambiental na Bacia do Rio Formoso, que foi realizado pelo Ministério Público do Tocantins entre os últimos dias 10 e 13, contando com uma série de atividades em Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão.

Uma nova audiência pública foi solicitada pelo promotor de Justiça Francisco Brandes Júnior, prevista para setembro, para o acompanhamento das ações estabelecidas no acordo.

Fonte: MPE-TO

_____________________________________________________________________

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

ASSECAD NOVO 11/02/2019
SINTET
ATM a partir do dia 17/04/2019
BRK-06-06-2019

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]