O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) acusa o Governo do Estado de intervenção política nas escolas da rede estadual de ensino.
Em nota uma divulgada nesta sexta-feira, 8, pelo sindicato, a entidade afirma que há uma lista feita por políticos, inclusive, para substituir servidores que já estavam atuando nas escolas.
Desde o início do ano vários servidores atuam sem contrato nas escolas do Tocantins. O Governo prometeu formalizar as contratações, porém, isso ainda não aconteceu.
A Gazeta busca ouvir o Governo do Estado sobre o assunto.
Confira abaixo a nota na íntegra do Sintet sobre o caso:
Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), vem demonstrar publicamente seu repúdio contra a atitude do Governo do Estado do Tocantins, em relação as contratações na rede pública estadual de ensino, para o calendário 2019. No início do corrente ano, diversos profissionais a serem contratados foram chamados pela administração para reassumirem os postos de trabalho nas unidades, continuando assim a relação de trabalho, aguardando o processo de contratação. Contudo, pegos de surpresa, esses profissionais ultimamente estão sendo substituídos por outros, que segundo consta, seria das listas dos políticos locais e pelo que nos queixaram, vários destes, estão sendo “abandonados” pela gestão.
Há muito tempo o Sintet vem denunciando a forma de contratação desses profissionais, que contribui para a precarização das relações de trabalho e não agrega melhorias para a Educação. Portanto, a intervenção política nas escolas, intensificada na atual gestão, é danosa para o processo de ensino aprendizagem e por isso vimos lutando por concurso público, melhorias das condições de trabalho e de estrutura, respeito e dignidade aos profissionais da educação com
sua valorização.
O sindicato lamenta a atual situação, vexaminosa e inconcebível, e deixa claro que continuará lutando pelos interesses dos educadores e demais profissionais da educação, da Escola Pública e da qualidade do ensino.
Palmas-TO, 8 de março de 2019.
José Roque Santiago
Presidente do Sintet
__________________________________________________________________