Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado
Um bebê com 18 dias de nascido que aguarda transferência para realizar procedimento cirúrgico de cardiopediatria pode ser transferido a qualquer momento de Palmas para outro estado. A criança está internada no Hospital e Maternidade Dona Regia e corre o risco de morrer se não for transferido com urgência.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) afirmou que já foi notificada da decisão no final desta quarta-feira, 2, e aguarda o procedimento de aquisição do procedimento cirúrgico, já que o mesmo não é ofertado no Tocantins.
O Gazeta do Cerrado tem acompanhado os casos e essa já é a segunda determinação da Justiça em menos de um mês. Outro bebê que aguardava uma transferência para outro estado, morreu no dia 13 de abril, após o Estado não cumprir a decisão da Justiça.
Ao todo, quatro crianças com cardiopatia que esperavam para fazer tratamento fora do Estado, morreram por conta da demora.
A Sesau afirma ainda a equipe do Núcleo de Demandas Judiciais está agilizando os procedimentos dentro da pasta e está buscando auxílio dos órgãos de controle para dar celeridade aos outros casos semelhantes.
Confira na íntegra a nota da Secretaria Estadual de Saúde
A Secretaria Estadual de Saúde informa que já abriu processo para aquisição do procedimento cirúrgico da paciente, uma vez que essa cirurgia não é ofertada no Tocantins, nas redes públicas ou privadas. A Secretaria já anexou a cotação ao processo e aguarda um posicionamento do judiciário para finalizar a compra.
A Secretaria ressalta ainda, que está reforçando a equipe do Núcleo de Demandas Judiciais para agilizar os procedimentos dentro da pasta. Além disso, está buscando auxílio dos órgãos de controle para dar celeridade aos casos semelhantes