Ícone do site Gazeta do Cerrado

Luta pela vida: Estado já foi notificado para transferir bebê com cardiopatia

Foto Divulgação/SESAU

Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

Um bebê com 18 dias de nascido que aguarda transferência para realizar procedimento cirúrgico de cardiopediatria pode ser transferido a qualquer momento  de Palmas para outro estado. A criança está internada no Hospital e Maternidade Dona Regia e corre o risco de morrer se não for transferido com urgência.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) afirmou que já foi notificada da decisão no final desta quarta-feira, 2, e aguarda o procedimento de aquisição do procedimento cirúrgico, já que o mesmo não é ofertado no Tocantins.

O Gazeta do Cerrado tem acompanhado os casos e essa já é a segunda determinação da Justiça em menos de um mês. Outro bebê que aguardava uma transferência para outro estado, morreu  no dia 13 de abril, após o Estado não cumprir a decisão da Justiça.

Ao todo, quatro crianças com cardiopatia que esperavam para fazer tratamento fora do Estado, morreram por conta da demora.

A Sesau afirma ainda a equipe  do Núcleo  de Demandas Judiciais está agilizando os procedimentos dentro da pasta e está buscando auxílio dos órgãos de controle para dar celeridade aos outros casos semelhantes.

Confira na íntegra a nota da Secretaria Estadual de Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde informa que já abriu processo para aquisição do procedimento cirúrgico da paciente, uma vez que essa cirurgia não é ofertada no Tocantins, nas redes públicas ou privadas. A Secretaria já anexou a cotação ao processo e aguarda um posicionamento do judiciário para finalizar a compra.

A Secretaria ressalta ainda, que está reforçando a equipe do Núcleo de Demandas Judiciais  para agilizar os procedimentos dentro da pasta. Além disso, está buscando auxílio dos órgãos de controle para dar celeridade aos casos semelhantes

Sair da versão mobile