Maju Cotrim – Gazeta do Cerrado

O prefeito de Tupiratins, Janilson Veras Barbosa, conhecido como coronel Janilson (DEM) morreu nesta terça-feira, 25.

Ele estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Palmas após sofrer um AVC. Ele estava intubado.

A morte foi confirmada á Gazeta pelo irmão dele, Coronel Jaizon que informou que o gestor teve uma parada cardíaca.

Janilson foi comandante-geral da PM, no Tocantins e Secretário de Segurança Pública.

O prefeito Janilson Veras Barbosa tinha 68 anos, era casado e militar reformado.

Governador lamenta

Com muito pesar, recebi a notícia do falecimento do coronel Janilson Veras Barbosa, prefeito de Tupiratins e irmão do ex-comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras, ocorrido no final da tarde desta terça-feira, 25, em Palmas.
O coronel Janilson Veras Barbosa, antes de ingressar para a política e ser eleito vice-prefeito e depois prefeito de Tupiratins, construiu uma sólida e brilhante carreira na PM do Tocantins, onde alcançou o mais alto posto, o de comandante-geral da corporação. Por sua competência e profissionalismo em sua trajetória no serviço público estadual, o coronel Janilson exerceu também os cargos de secretário-chefe da Casa Militar, secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, além de diretor-geral do Detran/TO, dentre outros.
Neste momento de pesar, clamo ao nosso bom e amado Deus que console os corações de sua esposa, seus filhos, seu irmão coronel Jaizon, demais familiares, amigos e dos cidadãos tupiratinenses que, com certeza, sentem a partida repentina do coronel Janilson Veras Barbosa.
Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins
————————-

Eduardo Gomes lamenta

Consternado com a morte do amigo, o senador e líder no Congresso, Eduardo Gomes manifestou seu pesar pela perda do gestor. “Encerrou sua  jornada se dedicando área população que tanto ama em Tupiratins”, disse.

Gomes destacou o Espírito público do gestor e seu pioneirismo desde os tempos de Siqueira Campos de quem era amigo. “Externo meu pesar a toda família e a cada cidadão de Tupiratins, meus sinceros sentimentos por esta perda irreparável”, afirmou.

————————_

Damaso também lamenta

O deputado federal Osires Damaso (PSC) também lamentou a morte do gestor. Veja íntegra da nota:

Nota de pesar – Janilson Veras

Gostaria de prestar a minha solidariedade aos familiares do prefeito Janilson Veras Barbosa, de Tupiratins, que faleceu nesta terça-feira, vítima de um acidente Vascular Cerebral, aos 68 anos de idade. Ele se foi um dia antes do município completar 28 anos de emancipação política.

Coronel Janilson foi comandante-geral da Polícia Militar e Secretário de Segurança Pública do Tocantins.

Meus sentimentos aos familiares, amigos e todo o povo de Tupiratins por essa perda irreparável.

Deputado Federal Osires Damaso


Olyntho Neto: “Perdemos um homem honrado”

*Nota de pesar Prefeito Coronel Janilson Veras*

Com tristeza nos solidarizamos com a família Veras Barbosa e todos os moradores de Tupiratins, pelo falecimento do prefeito Janilson Veras Barbosa, 68 anos.

“Perdemos um líder, um homem honrado e trabalhador. O Coronel Janilson deixa seu legado de compromisso com a segurança pública do Tocantins, além do grande trabalho realizado em Tupiratins”.

Amigo, Coronel Janilson é irmão do Coronel Jaizon, que pedimos a Deus forças nessa hora de dor.

Coronel Janilson foi comandante-geral da PM, no Tocantins e Secretário de Segurança Pública.

Rogamos a Deus consolo aos corações de todos os familiares e a população de Tupiratins.

Nossos sentimentos.

*Olyntho e família*
Deputado Estadual

Palmas, 25 de maio de 2021

———————-

Nota de Pesar: Prefeito de Tupiratins, Coronel Janilson

Estamos bastante consternados com a partida do amigo Janilson Veras, 68 anos, ocorrida na noite desta terça, 25, após complicações sofridas por um AVC.

Tive a oportunidade de trabalhar com o Coronel Janilson, como era mais conhecido, no Detran e ser seu chefe de gabinete, quando este exerceu a presidência do órgão, De lá pra cá são mais de 25 anos amizade.

Janilson foi umas das pessoas mais íntegras com as quais tiver oportunidade de conviver. De coração bondoso, sempre pensando em fazer o bem e ajudar as pessoas, ensinando através do exemplo.

Tenho certeza que seu espírito público sempre será lembrado, pois muito contribui com o desenvolvimento do nosso Estado em suas mais diversas atuações, seja como Comandante Geral do Estado, Secretário de Segurança Pública, Vice-prefeito e atualmente prefeito de Tupiratins, terra onde nasceu, que tanto amava e queria bem.

Em nome de sua esposa, dona Nazaré, e de seu irmão, coronel Jaison Veras, estendemos nossos votos de pesar a toda a sua família e amigos, especialmente aos seus cinco filhos e seis netos, que com certeza terão muitas boas memórias para guardar.

Que Deus traga consolo a todos!

Deputado Estadual Vilmar
Presidente do Solidariedade Tocantins



Vicentinho Júnior

_Nota de Pesar_ –
*Coronel Janilson*

Com tristeza recebi a notícia do falecimento, nesta terça-feira, 25, do prefeito de Tupiratins, coronel Janilson Veras Barbosa. Com muita convicção em seu projeto por uma Tupiratins melhor, fiz questão de caminhar ao seu lado durante a campanha de 2020. Um homem simples, que conhecia o dia-a-dia do seu povo. Com o coração enlutado, mas grato a Deus pela oportunidade em conhecê-lo, solidarizo-me com sua esposa, Dona Maria de Nazaré Veras César, seus filhos, André, Olavo, Janira, Lilia e Adriana. A vice-prefeita, Dona Filó, o ex-prefeito Weltman, familiares e amigos. Rogamos ao Pai Celestial que acolha Seu filho e lhe dê o merecido descanso. Pedimos ainda, que fortaleça os corações que sofrem esta irreparável perda.

O meu fraterno abraço,

*Vicentinho Júnior*


Dulce e Marcelo Miranda

Soubemos há pouco do falecimento do prefeito de Tupiratains, Cel. Janilson Veras, que estava hospitalizado em Palmas há 18 dias. 

 

O cel Janilson foi um grande prestador de serviço para o Estado do Tocantins, onde deixa um legado e uma folha de contribuição inquestionáveis para a população do nosso Estado, tanto no combate ao crime como na construção das políticas públicas de segurança.

 

Como comandante-geral da Polícia Militar atendeu a sociedade com maestria, e com muito diálogo e firmeza também conduziu a Secretaria de Segurança Pública, no primeiro mandato do Governo Marcelo Miranda, onde apresentou excelentes resultados para o nosso povo.

 

Com as nossas mais sinceras homenagens e reconhecimento ao trabalho do prefeito, Cel. Janilson Veras, em nome do nosso amigo, o cel. Jaizon Veras, cumprimentamos todos os demais familiares neste momento de dor extrema, e rogamos a Deus o descanso merecido a esse grande soldado que sempre lutou o bom combate.

 

Nossos sentimentos,

 

*Deputada Federal, Dulce Miranda e Marcelo Miranda

 

Eduardo Siqueira Campos

É com pesar que recebi a notícia na noite desta terça-feira, 25, do falecimento do prefeito de Tupiratins Janilson Veras Barbosa, 68 anos.

Coronel Janilson como era chamado, é irmão do ex-comandante da geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras. Coronel Janilson foi comandante-geral da Polícia Militar no Tocantins nos anos 90 e Secretário de Segurança Pública do Estado e presidente do Detran

Neste momento de luto, rogo a Deus para que conforte o coração de todos nós, os amigos, todos os moradores de Tupiratins e também os familiares do prefeito Janilson Veras.

Secretária da Educação Adriana Aguiar

Foi com grande tristeza que soube do falecimento do coronel Janilson Veras, prefeito de Tupiratins. Homem íntegro e um gestor de grande competência, o coronel deixa um legado de dedicação à segurança e à administração pública no nosso Tocantins, Estado que ele sempre serviu como policial militar, comandante geral da PM, secretário de Segurança e gestor público.

Externo aqui minha solidariedade e orações para toda a família, em especial para o meu amigo coronel Jaizon Veras, irmão do prefeito Janilson, e grande parceiro da Seduc para todas as horas.

A todos os familiares e amigos do coronel Janilson, meus sentimentos e o desejo de que ele seja recebido por Deus pai no reino dos céus.

Willian Soares Ferreira

É com imensa TRISTEZA, CONSTERNAÇÃO e “DOR”, que recebo a TRÁGICA NOTÍCIA, do FALECIMENTO PREMATURO do amigo, Prefeito Coronel JANILSON VERAS BARBOSA da Cidade de TUPIRATINS ocorrido ontem 25/05. O Pref. Cel. JANILSON de TUPIRATINS, foi um dos Homens Públicos mais íntegro, leal, dígno, honesto, criativo, comprometido, não só como PROFISSIONAL, CONJUGAL, AMIGO, IRMÃO, PAI, VICE-PREFEITO e PREFEITO, que CONHECI. Exerceu c/ GALARDIA e ÉTICA, o Cargo de Diretor Presidente do DETRAN, Secretário de Estado da JUSTIÇA e SEGURANÇA PÚBLICA, Secretário Chefe da Casa Militar, bem como COMANDANTE do 3o. (Terceiro) BPM, situado na Capital da SOJA e BERÇO da CULTURA TOCANTINENSE, que é PEDRO AFONSO. Galgou o mais Alto Posto da Gloriosa Polícia Militar, como COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR do Estado de Tocantins, dentre tantas outras contribuições, que dedicou a TUPIRATINS e ESTADO TOCANTINS. Era casado c/ a amiga D. NAZARÉ, 1a. (Primeira) Dama de TUPIRATINS, e irmão de um dos Melhores Militares que conheço, o amigo Coronel JAIZON VERAS, o qual antes de ir como CORONEL p/ Reserva Remunerada – RM, ocupou também o mais Alto Posto na Polícia Militar, como COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO TOCANTINS. Cel. JAIZON respeitava tanto o Irmão, que em uma MENSAGEM que mandou p/ Mim, referiu-se ao Mesmo como: O pai JANILSON está c/ o Quadro Clínico…..Cel. JANILSON, tinha um coração grande, Bondoso e GENEROSO. Vai fazer muita falta, aos Familiares, Amigos, TUPIRATINS Cidade que era Prefeito e Estado Tocantins. Rasga-se uma página na História HISTÓRICA e HERÓICA, do LIVRO DO TEMPO. Meus SENTIMENTOS de FÉ , SOLIDARIEDADE “CRISTÔ e CONDOLÊNCIAS a Família ENLUTADA, em ESPECIAL D. NAZARÉ, Cel. JAIZON, FILHOS, e Polícia Militar na Pessoa do Cel. SILVA NETO, Comandante Geral do QCG, da Polícia Militar. Transmita-se o teor desta, em Registro no BOLETIM INTERNO, dando CIÊNCIA a Corporação Polícia Militar, para manter a História VIVA, nos Quadros da CORPORAÇÃO. William – Ex-Vereador (03) Mandatos mais VOTADOS CONSECUTIVOS, (07) Vezes Secretário Municipal de Pedro Afonso, Ex-Assessor Gab. Governador, Etc.