O Escotismo é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos voluntários em prol da educação, busca por meio de atividades variadas e atraentes, incentivar os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento e a se envolver com a comunidade, formando verdadeiros líderes. O Movimento Escoteiro acredita que, por meio da pro atividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, é possível formar jovens empenhados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

Buscando envolver nossos jovens para esta reflexão e o compromisso com nosso planeta, o Grupo Escoteiro Tocantins estará participando desta grande ação mundial A Hora do Planeta (HP). Esta ação é um ato simbólico promovido pelo WWF, em que milhões de pessoas pelo mundo sinalizam sua preocupação com as questões climáticas e seus impactos na biodiversidade e em nossas vidas. O movimento nasceu em 2007 em Sydney, na Austrália.

Escoteiros na Hora do Planeta em 2020 – Foto: Divulgação

A ação mais famosa da HORA DO PLANETA é o apagar das luzes. Na mesma hora, das 20h30 às 21h30, cidadãos apagam as luzes de casa, comerciantes apagam letreiros, empresas apagam prédios de escritórios, governos apagam pontos turísticos… todos se unem em uma mesma mensagem: a natureza é importante para todos nós.

Porém, para muito além de apagar as luzes por 60 minutos, o objetivo da Hora do Planeta é que indivíduos, organizações e poder público assumam a responsabilidade por suas pegadas ecológicas e se engajem no desenvolvimento de soluções reais para nossos desafios ambientais. Ao longo dos anos, mais e mais pessoas se uniram à Hora do Planeta, que se tornou um dos maiores atos mundiais pelo meio ambiente, com mais de 190 países participantes. O movimento escoteiro em todo o mundo integra a HP há anos. Só no Brasil, em 2020, foram mais de 20 mil escoteiras e escoteiros participantes.

Escoteiros na Hora do Planeta em 2020 – Foto: Divulgação

Como será este ano

O evento acontecerá no dia 27 de março, o próximo sábado e em razão da pandemia, em 2021 a Hora do Planeta será mais uma vez inteiramente online e aberto.

No Brasil, o Festival Digital Hora do Planeta terá transmissão ao vivo nas redes sociais do WWF-Brasil, com a presença de convidados especiais e muita interatividade, abordando temas como saúde, ativismo, alimentação, agenda ambiental urbana.

Escoteiros na Hora do Planeta em 2020 – Foto: Divulgação