A Polícia Rodoviária Federal em fiscalização de trânsito no início da madrugada desta quinta-feira (07), entre os km 04 e 17 da BR 230, no município de Aguiarnópolis/TO, deu ordem de parada a três caminhões tracionados, carregados com madeira.

Durante a abordagem do primeiro um caminhão SCANIA/R 440, no km 04, o condutor informou não possuir nota fiscal ou guia florestal. Afirmou ter carregado a madeira, um total de 43m³, no município de Tailândia/PA e que teria por destino a cidade de Simão Dias/SE.

Na segunda abordagem, realizada no km 17, foram apresentadas a nota fiscal e a guia florestal para transporte 20 m³ de toras de madeira, documentação que aparentemente estaria dentro do estabelecido pela legislação vigente, porém ao vistoriar a carga foi constatado que se tratava de madeira serrada e com volumetria de 23 m³, valor superior ao volume apontados na documentação apresentada.

Pouco tempo depois no mesmo km 17 da BR 230, foi dada ordem de parada ao caminhão SCANIA/R500 com documentação apresentada também aparentemente regular para transporte de 34m³ de madeira serrada. Contudo, após a medição volumétrica realizada com a carga descoberta, chegou-se a 43 m³, já descontados o percentual regulamentado pelo Ibama.

Diante das informações, nos três casos foi constatado, a princípio, a ocorrência de Transportar, adquirir, vender madeira, lenha, carvão sem licença válida, visto que todos eles apresentaram informações diferentes das previstas na Instrução Normativa N° 21/2014 do IBAMA, que preconiza a diretrizes para transporte de madeira.

Os veículos e toda madeira apreendida, um total de aproximadamente 109 m³, foram colocados a disposição dos órgãos competentes de Araguaína.