258 tocantinenses foram diagnosticados com o vírus HIV, no período de janeiro a novembro deste ano, aponta levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A pesquisa ainda mostra que outras 73 pessoas foram identificadas com a Aids, doença infectocontagiosa já desenvolvida pelo organismo humano, para a qual ainda não existe cura.

HIV e Aids são distintas. HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana. Ele ataca principalmente células do sistema de defesa chamadas CD4 e torna o ser humano mais vulnerável a outros vírus, bactérias e ao câncer. No entanto, a maioria das pessoas que têm HIV não têm Aids porque no Brasil o tratamento com remédios chamados antirretrovirais é universal e acessível pelo SUS.

Apenas as pessoas que não se tratam ou sofrem algum tipo de problema na terapia não conseguem reduzir essa replicação e desenvolvem Aids, que a síndrome da imunodeficiência adquirida, um conjunto de sinais e sintomas relacionados à falência do sistema de defesa, caracterizada por uma série de infecções oportunistas e câncer.

Nessa última quarta-feira, 1º, foi comemorado o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, e a SES reforçou a importância da Testagem Rápida do HIV, como também, do uso dos preservativos para a prevenção do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Os testes rápidos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da maioria dos municípios do Estado e nos Serviços de Assistência Especializada (SAE) em Araguaína, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Gurupi, bem como nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) em Araguaína e Palmas.