Uma reunião de servidores do Ruraltins com o secretário do Planejamento, David Torres, foi marcada como resultado do apelo de extensionistas rurais feito aos deputados no fim da tarde desta quarta-feira, 13. Eles reivindicam a instituição de um “Redatec”, o ressarcimento por despesas de atividade aos técnicos, já que, atualmente, os servidores teriam que arcar com essas despesas do próprio bolso.
De acordo com Gaspar Moraes, presidente de Sindicato do Extensionista Rural, o mesmo se aplica nos casos de cursos de qualificação. Ele relatou que o Ruraltins acumula anos de débitos em diárias para alguns de seus servidores.
Estariam nesta situação cerca de 700 servidores, 400 deles agentes de campo, presentes de 92 municípios. Os extensionistas alegam ainda já apresentaram proposta, mas que ela estaria sob avaliação da Secretaria de Planejamento.
Imediatamente o deputado Wanderlei Barbosa (SD) ligou para o secretário David Torres e, após alguns minutos, a líder do governo, deputada Valderez Castelo Branco (PP), anunciou uma reunião nesta quinta-feira, 14, às 9h.