O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) vem implementando uma nova política de incentivo à produção agropecuária, o Mutirão do Agrocrédito. Nesta semana, até o dia 21, os beneficiados com a iniciativa são os agricultores da região sudeste do Estado. A solenidade de abertura do Mutirão ocorreu na terça-feira, 18, na Câmara Municipal de Almas, com a presença do presidente da pasta, Thiago Dourado, e do vice José Aníbal Lamattina.
Com a presença de vários produtores interessados em saber como adquirir o empréstimo, o gestor do Ruraltins, Thiago Dourado, reforçou a importância desta iniciativa do Governo e o compromisso do produtor com este recurso. “Quando a gente fala de crédito, não é simplesmente entregar dinheiro para as pessoas, é acreditar na força de trabalho que estas pessoas têm, é acreditar que elas são capazes de gerar resultados, e que elas vão crescer também através do nosso esforço, dos extensionistas, do Estado, e da prefeitura. É um compromisso sério e a gente precisa ter um alinhamento nessa construção; o banco precisa ver a responsabilidade desse trabalho conjunto que nos estamos construindo, para mudar a região”, reforçou o gestor.
Com o apoio do gestor Municipal, Wagner Carvalho, e do Banco da Amazônia, representado pelo gerente local, Guilherme Eduardo, o Governo estima financiar R$ 14 milhões em projetos voltados para o incremento da produção agropecuária da região. E com a realização da Agrosudeste, somada a essa política de incentivo, trazer novas tecnologias agrícolas.
Alinhado à política de incentivo da produção agropecuária proposta pelo Ruraltins, o prefeito Wagner Carvalho, “Waguim”, como é conhecido, aproveitou a oportunidade para anunciar a liberação de recursos no valor de R$ 2 milhões para serem investidos nas estradas vicinais da zona rural do município.
O gerente do Banco da Amazônia, Guilherme Eduardo, também se colocou à disposição e reforçou o interesse da instituição financeira em disponibilizar o recurso para impulsionar o agronegócio da região.
Atento à proposta de financiamento, o pecuarista Hélio Pereira, da Estância Jatobá, acredita que agora, com a vinda do Ruraltins, por meio do Mutirão do Agrocrédito, vai ficar mais fácil conseguir recursos para a formação de pasto ou compra de mais matrizes. “Já tentei o acesso ao crédito rural, mas por causa da demora, acabei desistindo, então acredito que agora, com o Ruraltins à frente, a gente consiga viabilizar este recurso”, afirmou.
Mutirão
Na segunda-feira, 17, a equipe do Instituto deu início aos trabalhos do Mutirão do Agrocrédito, em reunião com técnicos da regional, em Almas (TO) para orientações, nivelamento das informações e estratégias de ação para atender o agricultor.
Nesta primeira etapa, serão 12 municípios da região sudeste beneficiados com Mutirão do Agrocrédito, são eles: Almas, Porto Alegre, Dianópolis, Novo Jardim, Taguatinga, Ponte Alta do Bom Jesus, Natividade, Chapada de Natividade, Conceição do Tocantins, Taipas, Paranã e Rio da Conceição.
Vale destacar que depois do Mutirão, as visitas continuarão sendo realizadas pela equipe do Ruraltins local, visando contemplar o maior número de produtores interessados em investir na sua atividade agrícola.
Lançamento AGROSUDESTE
Na ocasião foi realizado também o lançamento oficial da Feira de Tecnologia da Região Sudeste (Agrosudeste 2020), que ocorrerá entre os dias 1º e 4 de abril, em Ponte Alta do Bom Jesus (TO), e Almas (TO).
Em sua 6ª Edição, a Agrosudeste tem como objetivo levar conhecimento, bem como promover a integração entre os representantes da cadeia da região sudeste do Estado. Neste ano, com tema: Bioeconomia – Da Carne ao Artesanato, e o slogan: O agronegócio muito além do alimento, a exposição será realizada entre os dias 1º e 4 de abril de 2020, em Almas (TO).
Voltada para produtores, empresas e empresários do ramo do agronegócio, técnicos da extensão rural e estudantes, a programação contará com exposições de tecnologias sustentáveis, Dia Técnico, no Abatedouro Regional Ponte Alta do Bom Jesus, que está sendo construído com recursos do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), além de rodada de palestras, cursos e minicursos, leilões, dentre outras atividades.
Visita de Campo
Ainda na cidade, o gestor Thiago dourado, acompanhado da equipe do Ruraltins, do Coordenador da Agrosudeste, João Filho, e parceiros visitaram a Horta Cheiro Verde, e o Colégio Agrícola de Almas, onde ocorrerão as atividades propostas pela Agrosudeste.
Fonte: Ascom Ruraltins