Moradores da zona rural de Pequizeiro, na região centro-norte do Tocantins, estão enfrentando problemas com o excesso de chuvas. Mesmo sendo longe das margens dos grandes rios do Tocantins, o município enfrenta o transbordamento de alguns córregos que estão prejudicando o acesso a assentamentos e chácaras.
A estrada vicinal que liga o município à rodovia Transcolinas está interditada por causa da cheia. A via é uma espécie de eixo de transporte que possibilita a redução do tempo de viagens. Ônibus intermunicipais precisaram mudar de rota, assim como pequenos agricultores que começaram o escoamento da produção.
O prefeito da cidade, Jocélio Nobre, informou que cerca de 230 famílias vivem na região que está com o acesso prejudicado. Não há registro de desabrigados ou desalojados no município.
Pequizeiro não está dentro da área monitorada pela Defesa Civil estadual para enchentes. Os esforços das equipes estão concentrados nas margens do rio Tocantins. Mesmo assim, cidades como Arraias, Lagoa do Tocantins e Talismã também têm enfrentado problemas com o excesso de água. A previsão é de que continue chovendo pelo menos até o domingo, 9, em todo o Tocantins.