Foto – Gazeta do Cerrado

Maju Cotrim

As convenções eleitorais tiveram curiosidades e ingredientes. A Gazeta do Cerrado esteve em todas as convenções majoritárias numa cobertura detalhada e completa para os tocantinenses.

No Espaço Cultural e Parque do Povo uma verdadeira multidão prestígio os eventos. A Feira da Aureny I e também o auditório da ATM, assim como em Lavandeira as estruturas também foram grandes com mobilização de militâncias de vários municípios. Após anos de pandemia as convenções selaram o retorno dos grandes eventos políticos presenciais com tudo que tem direito: batuque, bandeiras e clima eleitoral de volta. Todas as convenções tiveram isso.

Em muitas convenções a estrutura de apoio para o pessoal foi visível: mais de 30 ônibus para levar convencionais, por exemplo, e outros detalhes. Os candidatos capricharam nos discursos para empolgar a militância. Locutores inspirados, som e telão afinados: não faltou recursos para criar o clima nas maiores convenções!

Observando detalhes e estratégias dos grupos políticos algumas aspectos chamaram atenção.

Beijo no chão

O agora candidato a governo Irajá Abreu chegou a beijar o chão do palco na sua convenção em Lavandeira antes de seu discurso. O gesto chamou atenção dos presentes. Segundo ele, era para simbolizar o amor ao Tocantins.

A panela

Foto – Gazeta do Cerrado

Por falar em Irajá da convenção dele também veio a imagem de uma panela com parte dos deputados e políticos do Tocantins simbolizando, segundo ele, a política tradicional do Estado. Ele poupou alguns políticos atuais.

Muito choro

Foto – Gazeta do Cerrado

As convenções tiveram ainda momentos de muito choro como Marcelo Miranda que não segurou a emoção ao lembrar do pai, Tiago Dimas que também chorou ao falar do orgulho de Dimas, Paulo Mourão também não segurou as lágrimas ao lembrar do pai.

O camisa 10

Foto – Gazeta do Cerrado

Uma curiosidade da mega convenção do Palácio foi o governador Wanderlei Barbosa, que é mesmo amante do futebol independente de política, chegando com a camisa 10 de “filho da terra”

Fenelon

Foto – Gazeta do Cerrado

Outro ponto alto da convenção foi o abraço forte emocionado de Wanderlei no pai Fenelon que fez questão de estar presente simbolizando a história de Palmas.

Enrolado na bandeira

Foto – Gazeta do Cerrado

Gesto adotado em várias convenções nacionais, Ataídes Oliveira do PROS fez questão de se enrolar na bandeira durante sua convenção com líderes e vereadores.

Homenagem emocionada

Foto – Gazeta do Cerrado

Na convenção de Gomes um momento ilustrou a amizade e lealdade entre os dois: o senador o presenteou no palanque com um quadro que coroa a história das duas famílias.

Zé Gomes

Ali no espaço Zé Gomes o senador Eduardo e sua família foram também homenageados com a lembrança de uma música ao vivo escrita por Zé Gomes. O momento foi de emoção!

Kátia e prefeitos

Foto – Gazeta do Cerrado

A convenção da senadora Kátia foi também bem organizada e teve amplo público. Ela fez questão de fazer um gesto que chamou a atenção de todos. Sem majoritária ela fez questão de dar a palavra a todos os prefeitos presentes ao anunciar o nome.

Cinthia

Foto – Divulgação

Na convenção do PSDB o bom humor e leveza da prefeita Cinthia impressionou e teve até dancinha na chegada com o marido e candidato a estadual, Eduardo Mantoan.

Carta

Foto – Divulgação

Na convenção do PT um dos pontos altos foi a leitora de uma carta pelo Tocantins que trouxe um retrato das necessidades e mudanças que o Estado precisa ter. A carta foi lida por várias representações.

Chapéus

Foto – Marco Aurélio Jacob/Gazeta do Cerrado

Na convenção de Dimas vários amigos e aliados adotaram a marca registrada dele que foi o chapéu.

Simples, mas com recado dado

Foto – Gazeta do Cerrado

A convenção de Mauro Carlesse foi simples por opção do partido mas teve ponto alto na falas do ex governador que em tom firme avisou á classe política: “não adianta querer tirar o Carlesse, é a população que quer”. Ele demonstrou muita tranquilidade e sem mistérios anunciou os dois suplentes mostrando que já está focado e pronto para a campanha.

“Barraco”

Foto – Reprodução

A convenção com maior polêmica foi sem dúvidas a do PSB que culminou horas depois na desistência de Vanderlei Luxemburgo. Teve tapa na mesa, “tomada de microfone”, e até empurrões. Os vídeos vitalizaram na internet. Não houve nenhuma agressão entre candidatos.

As convenções mostraram a cara e estilo dos agora candidatos e a intenção clara foi de impressionar com grande público mostrando força.

Veja a cobertura completa de todas as convenções na Gazeta.