Os frequentadores do Parque Cesamar precisam ficar atentos, na tarde desta quarta-feira, 21, o local estará fechado das 15 às 19h, para o treinamento da equipe técnica que fará o manejo das capivaras. Logo depois, o parque será reaberto.

A capacitação faz parte da programação do ‘I Simpósio sobre Manejo Populacional de Capivaras’, realizado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), que acontece de19 a 22 de agosto, e que participam guardas metropolitanos, médicos veterinários da Ulbra e da Universidade Católica, técnicos da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas ( UVCZ) e da FMA.

O intuito do treinamento é conhecer a forma correta de fazer a captura da capivara sem causar estresse ou sofrimento ao animal. Segundo o diretor de controle ambiental da FMA, Adriano Silva Pinto, nesse treinamento serão capturados duas capivaras, um macho e uma fêmea, que serão devidamente sedados para que na quinta-feira, 21, possam passar pelo procedimento de castração nos hospitais da Ulbra e da Universidade Católica.

“A castração é um dos métodos de controle populacional apontado pelo Plano de Manejo de Palmas, contratado para apontar a quantidade populacional das Capivaras no Parque Cesamar e as medidas a serem adotadas. A intenção do plano é controlar o aumento para que não ultrapasse o limite que o ambiente possa suportar, a fim de que as capivaras e as pessoas possam conviver em harmonia”, destacou o diretor.

Ainda, segundo o diretor, o Plano de Manejo das Capivaras apontou que no último ano houve um aumento populacional dos animais no Parque Cesamar em 68%, ou seja, subiu de 74animais para 150 em apenas um ano. A previsão da FMA após essa capacitação é que outras capivaras do Parque Cesamar possam também passar pelo procedimento de castração.