Manejo de capivaras: Parque Cesamar ficará fechado por quatro horas nesta quarta; Saiba detalhes

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 20/08/2019

Última atualização em 26/08/2019 14:10

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Os frequentadores do Parque Cesamar precisam ficar atentos, na tarde desta quarta-feira, 21, o local estará fechado das 15 às 19h, para o treinamento da equipe técnica que fará o manejo das capivaras. Logo depois, o parque será reaberto.

A capacitação faz parte da programação do ‘I Simpósio sobre Manejo Populacional de Capivaras’, realizado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), que acontece de19 a 22 de agosto, e que participam guardas metropolitanos, médicos veterinários da Ulbra e da Universidade Católica, técnicos da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas ( UVCZ) e da FMA.

O intuito do treinamento é conhecer a forma correta de fazer a captura da capivara sem causar estresse ou sofrimento ao animal. Segundo o diretor de controle ambiental da FMA, Adriano Silva Pinto, nesse treinamento serão capturados duas capivaras, um macho e uma fêmea, que serão devidamente sedados para que na quinta-feira, 21, possam passar pelo procedimento de castração nos hospitais da Ulbra e da Universidade Católica.

“A castração é um dos métodos de controle populacional apontado pelo Plano de Manejo de Palmas, contratado para apontar a quantidade populacional das Capivaras no Parque Cesamar e as medidas a serem adotadas. A intenção do plano é controlar o aumento para que não ultrapasse o limite que o ambiente possa suportar, a fim de que as capivaras e as pessoas possam conviver em harmonia”, destacou o diretor.

Ainda, segundo o diretor, o Plano de Manejo das Capivaras apontou que no último ano houve um aumento populacional dos animais no Parque Cesamar em 68%, ou seja, subiu de 74animais para 150 em apenas um ano. A previsão da FMA após essa capacitação é que outras capivaras do Parque Cesamar possam também passar pelo procedimento de castração.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]