Brener Nunes – Jornalista e subeditor da Gazeta do Cerrado

Os partidos políticos tem até a próximo domingo, 05, para realizar suas convenções e decidirem quem irão apoiar ou lançar candidatos a governador, vice-governador, deputados federais e estaduais, senadores e dois suplentes. As eleições regulares acontecem no dia 07 de outubro.

Assim, a Gazeta do Cerrado preparou um mapa mostrando quando e onde cada partido realizará suas convenções.

PHS

O Partida Humanista da Solidariedade (PHS) definiu sua convenção para o sábado, 04, na Assembleia Legislativa, das 9 às 19 horas.

O presidente da sigla e atual governador, Mauro Carlesse, será novamente indicado ao governo, junto com seu vice, Wanderlei Barbosa.

Ao Senado, devem ser indicados o ex-governador Siqueira Campos e César Halum (PP).

Palanque de Carlesse é o que mais tem deputados (Foto: Maria José Cotrim)

Progressistas

O Partido Progressista (PP) fará convenção conjunta com a do PHS. A legenda já confirmou que será no sábado, 04, e apoiará novamente Carlesse ao governo.

Para presidente, o partido deve apoiar Geraldo Alckmin, do PSDB.

O presidente da legenda no Tocantins, o deputado federal Lázaro Botelho, deve tentar reeleição, junto com a esposa, a deputada estadual, Valderez Castelo Branco.

(Divulgação)

PSB

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) que conta como presidente regional o pré-candidato ao governo, Carlos Amastha, fará sua convenção no próximo domingo, 05, no Restaurante Cabana do Lago, a partir das 8 horas, em Palmas. Na chapa majoritária, Vicentinho Alves (PR) e Ataídes Oliveira (PSDB) já são confirmados como pré-candidatos ao Senado.

(Divulgação)

PR

O Partido da República (PR) em sua última reunião, informou que fará convenção conjunta com a do PSB, de Carlos Amastha, no dia 05, no Espaço Cultural, às 17 horas. Na ocasião, será oficializada a aliança com Amastha, e a candidatura de Vicentinho a reeleição.

Nas eleições suplementares, Vicentinho disputou o governo do Estado e foi ao segundo turno contra Carlesse.

(Divulgação)

PSDB

Assim como o PR, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) realizará convenção junto a do PSB. O presidente do partido e senador, Ataídes Oliveira, também irá disputar a reeleição.

Nas eleições suplementares, Ataídes ficou fora da disputa ao governo e não apoiou nenhum partido no pleito.

(Foto: Marco Aurélio Jacob)

PCdoB

A convenção do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Tocantins será realizada no domingo, 05, a partir das 8:30, na Escola Aurélio Buarque, na Rua Rio De Janeiro, Qse 01, Praça da Feira no Jardim Aureny I, em Palmas.

O presidente do partido no Tocantins, Nesio Fernandes, que também é pré-candidato a deputado estadual, publicou edital convocando todos os membros da sigla para a convenção.

O PCdoB deve oficializar aliança com Carlos Amastha e tem um time de pré-candidatos das proporcionais como a professora Germana, o presidente Nesio Fernandes e para federal o cantor João Lucas.

PROS

O Partido Republicano da Ordem Social no Tocantins (PROS) marcou sua convenção para o o domingo, 05, na sala de reuniões do Hotel Victória Plaza a partir das 14 horas.

A presidente da comissão provisória regional do PROS/TO, a deputada federal Josi Nunes, publicou edital convocando todos os membros do partido para a convenção.

A sigla ainda não definiu quem apoiará nas eleições.

(Divulgação)

PT

O Partido dos Trabalhadores do Tocantins (PT) realizará sua convenção no domingo, 05, a partir das 9 horas e segue durante todo o dia, até as 19, na sede da legenda em Palmas, na Arne 12 (antiga 106 Norte), alameda 17, lote 35.

O sigla ainda não divulgou oficialmente quem apoiará, mas circula nos bastidores que declararão apoio ao ex-juiz Márlon Reis, e indicarão Paulo Mourão ao Senado, na chapa do ex-juiz.

Nas eleições suplementares, o PT apoiou Carlos Amastha ao governo.

(Divulgação)

MDB

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) marcou convenção para o domingo, 05, porém, ainda não divulgou local e horário. A legenda também ainda não informou quem irá apoiar ao governo. O partido alegou que conversará com Carlos Amastha, Mauro Carlesse e Márlon Reis.

o presidente da sigla no Tocantins, Derval de Paiva, junto com a comissão para esta articulação, formada pela deputada federal Dulce Miranda, o deputado estadual Valdemar Júnior, pelo ex-prefeito de Sítio Novo, Jair Farias, e Buti, devem decidir até o final da semana.

(Divulgação)

PSL

O Partido Social Liberal (PSL) realizará sua convenção no domingo, 05, na sede da legenda em Palmas. Na ocasião, o ex-secretário Estadual de Segurança Pública, César Simoni, oficializará sua candidatura ao governo do Tocantins.

Simoni será o nome que representará o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) no Estado.

(Foto: Marco Aurélio Jacob/Gazeta do Cerrado)

PDT, PSD e Patriotas

O Partido Democrático Trabalhista (PDT), o Partido Social Democrático (PSD) e o Patriota realizarão uma convenção conjunta no próximo domingo, 05, no auditório do Hotel Rio do Sono, das 14 às 17 horas.

Os presidentes dos partidos, Kátia Abreu (PDT), Sargento Aragão (Patriotas) e Irajá Abreu (PSD) convidam a população, filiados correligionários e eleitores a participarem do evento.

(Divulgação)

Rede

O Rede Sustentabilidade, de Márlon Reis, ainda não divulgou a data de sua convenção. Porém, Márlon, disse à Gazeta, que não deixará para a última hora.

Marlon Reis – Foto Marco Aurélio Jacob/RAKA-GZT

Nos bastidores, a informação é que o PDT, deve apoiar Márlon e indicar Irajá Abreu ao Senado. Kátia fica de fora da disputa este ano, pois seu mandato no Senado é até 2023.

(Divulgação)