No Banner to display

Meio Ambiente: Berçário para filhotes de tartarugas será construído em Araguaína

Por: Lucas Eurilio | 06/01/2020

Última atualização em 06/01/2020 14:59

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

As tartarugas que vivem nas proximidades do Garimpinho, povoado localizado às margens do Rio Araguaia, em Araguaína, receberão um projeto de preservação a partir deste ano. A Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizará o monitoramento durante o período de eclosão dos ovos, de agosto a dezembro. Também haverá a construção de um berçário para que os filhotes desenvolvam resistência antes da soltura no meio natural.
 
Uma equipe, formada por quatro técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, visitou o Garimpinho no mês de novembro para identificar as áreas em que os répteis botam os ovos. “O povoado tem 17 ilhas. Nós mapeamos com uso de GPS para planejar todo o trabalho que será feito”, contou o educador ambiental do Município, Edilmo Azevedo. À época, foram encontrados alguns filhotes que tinham acabado de emergir e foram os primeiros a receber o salvamento do projeto.
 
Garantindo a sobrevivência
Ainda de acordo com o educador ambiental, o Projeto Quelônios de Araguaína envolve todas as espécies da região. Quelônios é a ordem de répteis conhecidos como tartarugas, cágados ou jabutis. “As espécies já identificadas no Garimpinho são tracajás e tartaruga da Amazônia. Elas colocam cerca de 100 ovos a uma profundidade de 50 centímetros e que levam de 45 a 50 dias para eclodir”, descreveu.
 
Após quebrar a casca do ovo, os filhotes ficam expostos aos predadores e sem a defesa da mãe. “A tartaruga põe os ovos e vai embora. Quando os ovos eclodem, os predadores são atraídos pelo cheiro do umbigo dos filhotes. Por isso, eles serão recolhidos e ficarão no berçário até a cicatrização do umbigo e o desenvolvimento dos cascos”, explicou.
 
Técnicos municipais do Meio Ambiente estarão presentes no local durante todo o período de nascimento dos quelônios. O projeto também prevê a participação de voluntários, entre moradores da região e acadêmicos.
 
Proteção também contra o homem
Os quelônios serão protegidos não só dos animais maiores, mas também do ser humano. “Se alimentar, como forma de subsistência é permitido, mas comercializar é crime. Vamos fiscalizar isto”, alertou o técnico. O Meio Ambiente já informou ao Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) sobre a ação.
 
Conservação da Natureza
A Prefeitura de Araguaína realiza ações de fiscalização e educação ambiental na Praia do Garimpinho, todos os anos, durante a temporada. Técnicos do Meio Ambiente atuam na conscientização dos acampamentos instalados nos 25 quilômetros de extensão da margem araguainense. As atividades vão desde a instalação de contêineres, cadastro dos acampamentos até orientações com distribuição de cartilhas educativas.
 
Profissionalização
Em 2019, 25 barqueiros e pescadores do povoado receberam curso para obtenção da arrais amador, documento que autoriza a pilotagem de pequenas embarcações, como canoas e jet-skis.  A capacitação foi ministrada por profissionais da Capitania Fluvial do Araguaia, unidade regional da Marinha do Brasil e organizada pela Prefeitura.

Uma equipe, formada por quatro técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, visitou o Garimpinho no mês de novembro para identificar as áreas em que os répteis botam os ovos

Fonte: Secom Araguaina

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
[email protected]

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
[email protected]

Marketing: Ana Negreiros

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
[email protected]

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
[email protected]