Maju Cotrim

No dia 14 de março de 2019 aconteceu o lançamento da Exposição que homenageou o ex-governador e suplente de senador, Siqueira Campos no Memorial Coluna Prestes.

Siqueira está com 92 anos e passa bem ao lado da família nesta pandemia. Meses depois, numa homenagem e gesto do senador Eduardo Gomes, Siqueira assumiu no Senado, mais um momento histórico.

Vamos relembrar como foi:

Ele chegou caminhando acompanhado de amigos e familiares.

Estavam presentes o presidente da Assembleia, Toinho Andrade, o governador Mauro Carlesse, membros do Tribunal de Contas e personagens da fundação do Tocantins como Raimundo Boi. A prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro e os deputados Amélio Cayres, Eduardo Siqueira, Issam Saado, Ricardo Ayres e Olyntho Neto também compareceram.

Bem humorado, Siqueira falou à Gazeta do Cerrado. “Estou muito feliz, alegre, o Tocantins é meu remédio”, disse.

Ele relembrou a separação do Estado de Goiás e chegou a dizer que fez tudo que teve condições para melhorar o Estado porém admitiu: “Gostariam de ver o Estado mais a frente”, afirmou.

O ex-governador disse ter orgulho da luta pelo Estado e se dirigindo ao governador Carlesse afirmou: “ele edta passando o que eu passei: querer fazer mas não ter o dinheiro”, disse.

A cerimônia é marcada por homenagens de músicos tocantinenses e vídeos contando a história do Estado.

A Exposição

A Exposição no Memorial Coluna Prestes, um estadista do setentrião goiano ao Tocantins teve entrada gratuita e narrarou o processo de luta pela criação do estado do Tocantins.

O curador da exposição, o arquiteto José Eduardo Rodrigues, conta que o carro chefe da mostra é uma linha do tempo desenvolvida por meio de 24 painéis com cerca de 80 fotos, inclusive inéditas, complementadas com textos.

Para que os visitantes contextualizem os fatos históricos da criação do Estado a acontecimentos relevantes de repercussões regionais, nacionais e mundiais, foram pontuados nos painéis, também de forma cronológica, relatos como a emancipação dos municípios de Araguaína e Guaraí, independência do Brasil e a Revolução Francesa.

Também compõem a mostra documentos e objetos do acervo pessoal do homenageado, informando sobre cada detalhe da história, desde a chegada dos Padres Jesuítas e o Ciclo do Ouro na região norte, até a criação do estado do Tocantins pela Assembleia Constituinte de 1988 no Congresso Nacional.

A Exposição Siqueira Campos seguiu no Memorial Coluna Prestes até o dia 19 de junho e foi lançada também em Gurupi.

Assista a entrevista do ex governador á Gazeta no dia do evento:

*TV Gazeta do Cerrado*

🎬🎥Entrevista *Siqueira Campos – História do Tocantins e Exposição* Ex-Governador fala sobre sua história que se entrelaça com a do Tocantins!