Ícone do site Gazeta do Cerrado

Menina com anemia falciforme precisa urgente de doação de sangue

Yasmim Maria precisa com urgência de doação de sangue O negativo - Divulgação

Equipe Gazeta do Cerrado

A jovem Yasmim Maria Nascimento Barbosa, de 12 anos, precisa com urgência de doaores de sangue do tipo O negativo. A criança sofre de anemia falciforme e está internada em um hospital particular de Palmas.

A mãe da criança, Katiuscia Nascimento Borges Barbosa disse que ela deu entrada na unidade hospitalar há oito dias.

“Entrou com quadro álgico de dores nas costas e agora está com pneumonia e muita falta de ar e está sendo encaminhada agora para a UTI”, disse a mãe de Yasmim.

Como doar:

Triagem

No ato da doação de sangue são realizados exames de triagem sorológica para qualificação do sangue do doador em todas as bolsas coletadas, sendo obrigatória a realização de exames laboratoriais de alta sensibilidade a cada doação, para detecção de marcadores para as seguintes infecções transmissíveis pelo sangue durante as transfusões: sífilis, doença de Chagas, hepatite B, hepatite C, AIDS; e HTLV I/II.

De acordo com a superintendente da Hemorrede do Tocantins, os exames são realizados para triagem, porém podem ser disponibilizados para os doadores. “A pessoa tem acesso aos exames porque trata-se de um sangue dela. Os resultados de soro Não Reagentes [doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, sífilis, entre outras] podem ser disponibilizados via e-mail ao doador, para isso ele precisa fazer a solicitação e realizar o cadastro na recepção do Hemocentro. Os demais exames são disponibilizados em um prazo de 30 dias”, disse.

Pollyana alertou também para as pessoas que querem doar, mas que foram infectadas recentemente pelo mosquito Aedes aegypti. “As pessoas que tiveram dengue não hemorrágica devem aguardar o período de um mês para fazer a doação. Já os casos que envolvem dengue hemorrágica o período de inaptidão é de seis meses após a cura, desde que não tenha recebido transfusão”, explicou.

A superintendente falou ainda sobre os casos de chikungunya e zika. “Quem teve chikungunya, a restrição é de 30 dias após a cura completa. Em relação à zika, a restrição também é de 30 dias. Agora, para quem esteve em região com transmissão sustentada do vírus, a inaptidão é por 30 dias após a saída desses locais”, concluiu.

Perfil

Entre as exigências para doação de sangue está a apresentação de um documento de identidade com foto e a realização de um cadastro. Doadores precisam ter entre 18 e 67 anos de idade e pesar no mínimo 50 quilos. Além disso, é necessário responder a um questionário e passar por uma triagem clínica.

Homens podem doar sangue a cada 60 dias, em um limite de até quatro doações por ano. Já as mulheres podem doar a cada 90 dias, sendo o limite de três vezes por ano. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml.

Estão temporariamente impedido de doar sangue pessoas que passaram por resfriado (até o desaparecimento dos sintomas); gravidez – 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana; amamentação (se o parto acorreu há menos de 12 meses); fizeram ingestão de bebida alcoólica nas ultimas 12 horas que antecedem a doação; ou tatuagem nos últimos 12 meses; possuíram comportamento de risco para doenças transmissíveis (aguardar 12 meses); ou estão em uso de medicação.

Não podem doar sangue pessoas que tem ou tiveram um teste positivo para HIV; hepatite após os 11 anos de idade; doença de chagas; algum tipo de câncer, incluindo leucemia; graves problemas no pulmão, coração, rins ou fígado; e problema de coagulação de sangue.

Também estão na lista pessoas que tem diabetes em uso de medicamentos; tuberculose extra-pulmonar; elefantíase (filariose); hanseníase ou calazar (leishmaniose visceral); recebeu transplante de córnea ou implante de material biológico à base de dura-máter; tem alguma doença que gere inimputabilidade jurídica; foi submetido a gastrectomia total, à pneumectomia, à esplenectomia não decorrente de trauma, ou a transplante de órgãos ou de medula.

Horário de Funcionamento

Hemocentro Coordenador de Palmas

Endereço: 301 norte, conjunto 02, LT 01

CEP: 77001-214 – Palmas – TO

Horário de atendimento: 07h às 18h

Telefones/Fax: 3218-3294/3232

Email: hemoto.doesangue@saude.to.gov.br

 

Unidade de Coleta ao anexo do HGP

Endereço: 201 Sul, NS01, Conjunto 02, LT 01 – Palmas – TO

Horário de atendimento: 07h às 18h

Telefones/Fax: 3218-7340

Email: hemoto.doesangue@saude.to.gov.br

_______________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Sair da versão mobile