Do quilombo/ Maju Cotrim
Após 150 anos de luta e espera, a comunidade Barra do Aroeira, distrito do município de Santa Tereza, recebeu do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, os títulos definitivos de suas terras.
Foram entregues dois títulos definitivos de uma área correspondente a mil hectares, beneficiando 117 famílias compostas por cerca de 1,2 mil pessoas que vivem da agropecuária e do extrativismo.
Os quilombolas estão emocionados e em festa.
Emocionada , Dona Hermínia de 61 anos afirmou á Gazeta: “meu avô que começou essa luta, ele morreu há 30 anos. Hoje estamos libertos”, disse.
Ela conta que seu avô lutou muito para chegar a este dia e em meio a lágrimas conta que sente como se agora de fato seus direitos tivessem sido respeitados.
A jovem Natalia Marotinha, 24 anos contou que o momento e de emoção.”vi várias pessoas morrerem sem ver esse sonho acontecer”, disse.
Adolfo Rodrigues, 55 anos também emocionado disse que por anos eles viveram angustiados por não terem o documento da área. “Não teve um dia que a gente não pensasse nisso”, disse.
A vereadora da comunidade, Maria Edileusa de 45 anos se emocionou: “minha mãe morreu lutando por esta terra”, pontuou.
Na sua simplicidade, José Oliveira, 81 anos é o 4º mais velho.
“Tanta gente morreu esperando este momento e hoje estamos aqui”, contou.
Com seu turbante na cabeça,
Patrícia de 37 anos mostra sua consciência e resistência. “Para nós é um momento de conquista, de felicidade de continuarmos uma luta ancestral. A comunidade está em festa e emocionada”, disse.