Ícone do site Gazeta do Cerrado

Moradora de Palmas com suspeita de Covid reclama que não conseguiu fazer teste e faz apelo

Equipe Gazeta do Cerrado

A moradora de Palmas,  Patrícia Lira foi até a porta do Palácio Araguaína onde reclamou da falta de testes de Covid-19. Com o pedido de exame na mão, ela disse que precisa ser testada, mas que não conseguiu.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Patrícia questiona o recolhimento dos testes e diz que foi em várias unidades públicas da Capital para tentar realizar o procedimento.

“Eu estou aqui com aqui com teste, pra realizar do coronavírus. Eu fui em todos os laboratórios, fui nos hospitais, e os testes foram recolhidos pelo Estado e não está tendo disponibilidade de testes para que sejam feitos em pessoas que têm o diagnóstico de coronavírus. Eu gostaria de deixar aqui a minha reclamação”.

Patrícia diz ainda que tem pessoas em casa com risco de pegar a doença e que ela não sabe se está ou não com a doença.

“Hoje, eu tenho condições de pagar os R$ 400 pelo teste, muitos da população não tem condições. Então, a minha denúncia é quanto a isso e eu exijo uma resposta do Estado, não pra mim, porque eu posso estar com coronavírus, eu posso até morrer daqui uns dias, você entendeu?”…. Eu tenho três pessoas de alto potencial em casa, eu não sei se eu tenho realmente a doença ou não, e vou ficar sem esse diagnóstico?, questionou

Ela continuou dizendo que “pagando R$ 430 reais, eu tenho que esperar sete dias pra fazer o exame, mesmo pagando. Depois de sete dias eu não preciso mais de tratamento, a doença já avançou. Então fica a minha indignação”.

Neste sábado, 13,  a Secretaria Estadual de Saúde  (SES-TO) informou através de nota que ainda não tem previsão para reposição dos testes. (Veja no final da matéria)

A Gazeta do Cerrado entrou em contato com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) informa que realiza os atendimentos para casos suspeitos de Covid-19 em todos os 34 Centros de Saúde da Comunidade (em casos leves e moderados) e nas Unidades de Pronto Atendimento – UPAs (em casos moderados e graves). Todas as unidades de saúde da Capital estão aptas a notificar e agendar o exame  em casos sintomáticos de Covid-19. Após passar pela avaliação clínica de um médico e se o caso se enquadrar dentro dos critérios como suspeito, o paciente é encaminhado para a coleta de sangue ou Swab, conforme a data do início dos sintomas e gravidade.

Os testes de sangue (sorologia) são encaminhados para o Laboratório Municipal de Palmas, que está realizando os exames normalmente. Esses testes detectam os anticorpos e, por isso, é necessário aguardar o prazo de sete dias após o surgimento dos sintomas para realizar a coleta, pois de outra forma o exame torna-se ineficaz, sendo falso negativo seu resultado.

Já os exames PCR detectam o vírus e são realizados a partir de terceiro dia do surgimento dos sintomas, no Laboratório Central do Estado (Lacen), que mudou os critérios de testagem em virtude de dificuldades de abastecimento e aquisição de kits para a extração de secreção para exame (Swab). Conforme nota divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na última sexta-feira, 12, devem ser priorizadas as coletas em pacientes suspeitos de Covid-19, hospitalizados na rede pública e privada, e em casos de óbitos suspeitos de Covid-19.

A SES-TO deve encaminhar nota posteriormente.

Nota

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que a limitação do uso de testes se deve à dificuldade de aquisição para reposição do estoque. No entanto, em nenhum momento foi informado que existe desabastecimento, a nova metodologia visa apenas evitar a falta imediata dos testes, portanto, o trabalho de testagem continua diariamente, obedecendo os novos critérios estabelecidos.

O processo de testagem do Lacen (RT-PCR) envolve várias etapas e para duas delas, são necessários dois kits distintos: de extração, que identifica e extrai o gene do vírus da amostra e o de amplificação, que realiza esta análise após a extração.

Os kits descritos no Relatório Situacional n° 009 são referentes aos kits de ampliação. Os novos critérios para coleta se tornaram necessários no sentido de otimizar o quantitativo de kits disponíveis para a etapa de extração.

A SES esclarece ainda que está com processo de aquisição em andamento, e nos próximos dias serão estimadas datas para a regularização das testagens na unidade do LACEN-TO.

Palmas, 13 de junho de 2020
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins

#SóNaGazeta
#Coronavírus
#Palmas
#Testes
#NotíciasDoTocantins

Sair da versão mobile