Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Moradores da quadra 309 Sul estão tendo dificuldades para conseguir atendimento no Centro de Saúde que fica na 207 Sul, onde eles são atendidos. Os relatos vão desde a falta de atendimento até a falta de vagas para marcar consultas com os médicos.

Conforme o relato de uma jornalista que não quis se identificar, ela tentou marcar uma consulta e as vagas para março já tinham acabado.

“Eu estive lá na semana passada para agendar uma consulta porque disseram que dia 25 ia abrir as vagas para março, só que abriu e fechou. Não tem mais vaga e ninguém consegue atendimento”.

Outro morador afirmou que estava há dias tenta atendimento. “Há dias espero marcar uma consulta no nosso posto de saúde. Falaram para eu ir no dia 25,  assim que cheguei lá,  às 14:00 horas não tinha mais vaga, estão todas preenchidas para o mês de março porque a prefeitura colocou outras quadras distantes no nosso lugar, eu acho um absurdo”.

Um dos relatos que mais deixou os moradores indignados foi o de que a recepcionista da unidade disse que não ia marcar a consulta porque ficou do dó da médica que não teria tempo de descansar.

“Ontem fui também marcar consulta, cheguei as 08:30 horas já não tinha mais vaga.
Falei que queria ir na gerência do postinho porque achei um absurdo isso. A gerente disse que tinha sim vagas e marcou para mim. Aí quando de repente entra a funcionária da recepção e disse que foram marcada as consultas só até dia 15, porque ela estava com dó da amiga médica que não iria ter descanso se marcasse mais consultas, a gerente virou pra ela e disse:temos que ter pena é das pessoas doentes q precisam de atendimentos aqui”.

A moradora disse ainda que “como a minha foi marcada para dia 18, perguntei como ia ficar. A moça da recepção falou que não iam me atender, mas a gerente disse para eu ir no horário marcado q haveria sim o atendimento”.

O último relato diz ainda que nem o telefone os funcionários atendem. “Tinha marcado um exame pra minha irmã e ela não podia ir porque um dia antes tinha se acidentado. Liguei a manhã inteira pra desmarcar e decidi ir pessoalmente. Cheguei lá, comentei que liguei e uma funcionária disse que tava ouvindo mesmo o telefone tocar, mas que o estagiário que atende telefone, tava de férias e ninguém mais poderia atender o telefone. Fiquei impressionada com a ineficiência e alocação de pessoas”.

Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Em nota o órgão esclarece que os atendimentos no Centro de Saúde da Comunidade Isabel Auller, situado na 207 Sul é por demanda espontânea, ou seja, não há necessidade de marcar consultas.

De segunda à sexta, em ambos os períodos, cada um dos dois médicos, seguindo a classificação de risco atendem 12 pacientes verdes, pelo menos 4 amarelos e sem limite para os vermelhos que são considerados de urgência.

Na segunda e na sexta-feira, a unidade recebe reforço com mais um médico que segue o mesmo padrão de atendimento.

Informamos ainda que o Centro de Saúde da Comunidade não será fechado. Pedimos aos usuários do SUS que em caso de dificuldade no atendimento na unidade entrar em contato com a Ouvidora da Saúde pelos telefones 0800 030 1515 ou 3218-5472, das 13 às 19 horas.

Sobre o fechamento do Centro de Saúde, a Semus disse que não informação não procede.