Após se reunir com moradores da zona rural de Arraias, que relataram o receio de serem impactados em caso de rompimento, vazamento ou infiltração no solo das duas barragens construídas pela mineradora Itafós Mineração S/A no rio Bezerra, o promotor de Justiça João Neumann Marinho da Nóbrega instaurou, na quarta-feira, 27, procedimento para fiscalizar o cumprimento dos padrões de segurança nas duas represas.
Segundo o procedimento, será apurado se o poder público e a mineradora estão cumprindo as obrigações especificadas na Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei n° 12.334/2010). Nesse sentido, serão requisitadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) informações técnicas ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), à Agência Nacional de Mineração e à Agência Nacional das Águas, sobre a observância das condições de segurança, de manutenção da integridade estrutural e operacional e dos riscos concretos de danos potenciais associados às barragens, após realização de atividades de fiscalização.
Também será marcada audiência administrativa com representantes da Itafós Mineração S/A e moradores para esclarecimentos e informações iniciais sobre a situação e condições de segurança das duas barragens.
Procuraram o Ministério Público para manifestar receio sobre a sua segurança moradores da comunidade Cajueiro e da fazenda Capim Puba, que, juntas, reúnem cerca de 36 famílias.
Acompanhe as redes da Gazeta ativas 24 horas por dia.
O objetivo é manter permanentemente os leitores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.
Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO:🔴 https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br/
YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/channel/UC9yBFVbNL2mHmS981ZHD0ug
WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares.
Estamos sempre a disposição.
Para denuncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Gazetadocerrado.com.br
Para mentes pensantes