Maria José Cotrim

As mulheres estão mostrando nesta campanha eleitoral  que não são apenas uma percentagem exigida pelo TSE para que de fato tenham candidaturas. No Tocantins, elas estão disputando várias vagas e buscando espaços. Além disso: levando várias propostas que venham de encontro com o que a sociedade precisa.

Na disputa ao Governo dos cinco candidatos apenas uma é mulher: Bernadete Aparecida. Mesmo com poucos recursos e estrutura ela vai aos debates, participa das agendas, promove encontros e vai onde o eleitor está. Ela defende mais políticas sociais para o Estado e mais valorização da Educação. Se não fosse ela não teria nenhuma mulher na disputa ao Governo.

Bernadete Aparecida assina termo com o MPE – TO – Divulgação

Na disputa ao Senado não há nenhuma mulher na cabeça de chapa porém o desempenho da primeira suplente de Paulo Mourão, professora Germana Pires tem chamado atenção. Ela mobiliza, vai a vários locais e tem tido espaço na campanha do candidato. Germana tem uma trajetória de defesas e lutas e agregou muito na candidatura de Mourão.

Na Câmara Federal três mulheres disputam a reeleição: Dulce Miranda, Dorinha Rezende e Josi Nunes além de vários outros nomes novos que buscam representação na Câmara Federal.  Um dos novos nomes é o de Marta Ramos do PSDB que tem feito uma campanha diferente. O PT deu espaço também para várias candidaturas femininas como de Maria Vanir Ilídio e da quebradeira de coco, Cícera.

Na disputa pela Assembleia Legislativa há também várias mulheres. Atualmente das 24 vagas a Casa tem a presidente Luana Ribeiro, Amália Santana, Solange Duailibe e Valderez Castelo Branco. Dentre os vários nomes estão militantes e representantes de várias áreas além da ex-vice-governadora Cláudia Lelis e ainda da ex-secretária Gleidy Braga, ambas com campanhas em várias regiões do Estado e com discurso forte pela representação da mulher.

Gleidy tem feito defesas importantes na área social mas também na área prisional, que comandou como secretária. Ela tem se colocado ainda como representante da região sudeste do Tocantins, a única que não tem nenhum deputado.

Já Cláudia Lelis disputa pela primeira vez também uma vaga na AL mas tem surpreendido por ter vários apoios.