Foto – Marco Aurélio Jacob/Gazeta do Cerrado

Maju Cotrim

O Quilombo Mumbuca no Jalapão está de luto. Morreu dona Laurintina Ribeiro Matos, líder quilombola do Estado. Ela tinha 116 anos e era uma referência na comunidade principalmente para a nova geração.

A Associação dos artesãos extrativistas do povoado Mumbuca chegou a comunicar que a loja do capim dourado irá ficar  fechada durante 3 dias em razão do luto.

“Perdemos nossa matriarca grande mulher guerreira Laurentina que junto a dona Miúda sustentou a Comunidade Mumbuca até os dias de hoje, uma perca incomparável, agradecemos a compreensão de todos nossos parceiros e amigos que estão sempre aqui com a gente!!!!

Voltaremos normalmente na quarta feira dia 13 de julho”, informou a loja.

A Gazeta falou com líderes da comunidade que expressaram o luto e dor pela perda de uma das matriarcas da comunidade. Ela era irmã de dona Miúda.

Dona Laurentina tinha 116 anos, foi uma grande parteira da comunidade que trouxe vários moradores ao mundo com suas mãos! Quilombo muito triste com sua partida.

Gazeta lamenta

A Gazeta do Cerrado lamenta a perda da líder e externa o pesar a toda comunidade. Nossa equipe reconhece a liderança de Dona Laurentina que deixa seu nome na história do Tocantins.