A Índia, o país que está próximo de ultrapassar a China e se tornar o país mais populoso do mundo, está envelhecendo. Isso mesmo, o país que teve sempre taxas de fertilidade muito altas, com algumas famílias com oito ou mais filhos, hoje vê essa taxa cair abaixo do nível de reposição, o que vai ter um grande impacto nos índices demográficos nas próximas décadas.

Neste artigo vamos detalhar o que vem acontecendo por lá, e analisar se isso é um problema.

Quanto diminuiu a taxa de fertilidade?

A taxa de fertilidade em toda a Índia caiu substancialmente nos últimos anos.

A Índia muçulmana continua com a taxa mais alta na população indiana, embora esta comunidade tenha visto o maior declínio nos últimos 30 anos. Além disso, na verdade, foi a que mais diminuiu entre todos os grupos religiosos na Índia.

Houve um declínio acentuado durante 1992 e 1999 na comunidade muçulmana, e um segundo declínio entre 2005 – 2016. Atualmente, a comunidade muçulmana tem uma taxa de fertilidade de 2,3.

As outras taxas de fecundidade são as seguintes:

– Comunidade hindu – 1,94

– Comunidade cristã – 1,88

– Comunidade Sikh – 1,61

– Comunidade jainista – 1,6

– comunidade budista e neo-budista – 1,61

Isto significa que cada casal da comunidade muçulmana terá, em média, 2,3 filhos. Ao longo de uma geração, esta população aumentará, mas pouco. Porém, para todas as outras comunidades, a taxa de fertilidade é inferior a dois. Isto significa que a população está diminuindo lentamente.

Motivos para a queda da taxa

A Índia está ficando mais moderna

A Índia é um dos países de modernização mais rápida do mundo, e você pode vê-la em qualquer lugar do país, desde as ruas de Nova Delhi até as praias de Goa.

Conhecido como um Mercado Emergente, o país está passando por rápidas mudanças culturais e sociais como resultado de novos negócios, novas tecnologias e aumento de riqueza em todo o país.

Novos negócios surgem quase diariamente e a classe média cresce rapidamente isso faz que as pessoas hoje tenham prioridades diferentes. Os adultos mais jovens estão se concentrando em suas carreiras e tendo filhos mais tarde, o que naturalmente significa que têm menos deles.

Educação

Um maior acesso à educação pode causar uma queda na taxa de fertilidade, principalmente quando a educação é empoderada por mulheres, incluindo lições sobre planejamento familiar.

Historicamente, as comunidades muçulmanas na Índia tiveram menos educação feminina, e pouca ou nenhuma instrução sobre planejamento familiar. Entretanto, durante as últimas décadas, houve um maior foco na educação feminina em toda a Índia, mas com um aumento particular nas comunidades muçulmanas.

O país está se tornando mais liberal

A legislação está menos rigorosa, e é perceptível na presença local de grandes fabricantes como Apple e Samsung, no apoio a iniciativas verdes, no substancial relaxamento das regras de jogo em certos estados, que permitem que os cassinos online operem com consideravelmente menos restrições. A Índia está se tornando um país mais liberal.

Além disso, um número crescente de jovens adultos indianos está indo para a universidade. Mas as coisas mudaram, os tradicionais cursos tops de medicina e engenharia foram trocados por cursos menos tradicionais. Hoje em dia os indianos da Geração Z estão mais preocupados em estudar matérias que os ajudarão a fazer a diferença no mundo. Esta consciência global pode ser outra razão pela qual a taxa de fertilidade está diminuindo.

Dito de forma simples, muitos indianos mais jovens estão preocupados consigo mesmos em um palco global, preocupados com as mudanças climáticas e querendo fazer algo de si mesmos, antes de pensar em valores tradicionais como ter filhos.

Quando os países se tornam mais liberais, os mais jovens normalmente pensam mais no que querem da vida, ao invés do que se espera deles. Como vemos uma mudança global no sentido de ter menos filhos, isto pode ser parte da mudança na Índia cada vez mais descontraída.

A Índia poderia ter uma população envelhecida?

Como demonstrado por estas estatísticas, a Índia poderia ter uma população envelhecida nas próximas décadas.

Na verdade, isto já parece provável. O envelhecimento da Ásia relata que mais de 139 milhões de cidadãos indianos (mais de 10% da população) têm atualmente mais de 60 anos. Entretanto, nos próximos 30 anos, espera-se que isto chegue a quase 20%, ou 319 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade.

Embora a superpopulação seja um problema, uma população envelhecida também pode apresentar dificuldades. O melhor exemplo do envelhecimento da população é o Japão, onde a Europarl informa que 28,7% da população tem mais de 64 anos e mais de 80.000 pessoas têm mais de 100 anos de idade. Pensa-se que em 2036, um terço da população do Japão terá mais de 64 anos de idade.

O que acontece é que a maioria dos idosos não trabalha e é muito provável que tenham problemas de saúde como câncer, doença de Parkinson e Alzheimer, sendo assim, o país precisa de mais dinheiro para impulsionar a economia e o sistema de saúde.

Em um país como a Índia, com uma vasta população, uma quantidade significativa de pessoas abaixo da linha de pobreza e muitos indivíduos bem educados que se mudam para o exterior para trabalhar, uma população envelhecida poderia causar sérios problemas.

Entretanto, é geralmente benéfico que a taxa de fertilidade tenha caído. Isto demonstra que o país está se desenvolvendo, e os direitos das mulheres estão aumentando. Se as pessoas tomarem decisões conscientes sobre a paternidade com um objetivo de vida ou não, isto também pode trazer como consequência menos crianças colocadas para adoção ou abandonadas.

A queda da taxa de fertilidade é uma mudança muito real em toda a Índia. Isto pode significar problemas no futuro, mas hoje é um aceno para a rapidez com que a Índia está se desenvolvendo e representa uma mudança global nas prioridades da geração dos Millennials e dos Z em todo o mundo.