
Por: Fabíolla Cirqueira
Porto Nacional será reconhecido com o Selo Ouro “Amiga da Mulher”, premiação concedida pelo governo do Estado aos municípios que se destacam na execução de políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das mulheres. Entre as cidades participantes, Porto Nacional se destacou pelo conjunto de ações implementadas e pelos resultados alcançados ao longo do ano. O reconhecimento é resultado das iniciativas desenvolvidas em 2025 pela Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Humano e Juventude.
A conquista evidencia o fortalecimento de programas, projetos e parcerias institucionais que ampliaram o acesso das mulheres portuenses a serviços, orientações, capacitações e políticas de proteção. Mesmo sendo uma pasta recente na estrutura administrativa municipal, a secretaria conseguiu consolidar iniciativas estratégicas e ampliar a presença do poder público em pautas essenciais para a equidade de gênero.
Resultados das políticas públicas
Para a secretária da Mulher, Desenvolvimento Humano e Juventude, Thayse Ribeiro, o selo representa a validação de um trabalho construído com responsabilidade e compromisso social. “O Selo Amiga da Mulher é um prêmio que é fruto das políticas públicas executadas nos municípios e, para Porto Nacional receber esse selo, nós temos aí a prova de que foi um trabalho pautado na seriedade, na responsabilidade e na sensibilidade. É uma secretaria nova, mas que, através das parcerias, nós temos conseguido efetivar essas ações no município. Esse selo conta muito para as mulheres do nosso município. O importante é estar constantemente em movimento e fazer com que as mulheres sejam o centro das políticas públicas em nosso município, em nosso estado e no nosso Brasil”, destacou.

A certificação, concedida pelo governo do Estado, reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento humano e com a construção de políticas públicas que promovam autonomia, proteção e oportunidades para as mulheres. O Selo Ouro simboliza não apenas o reconhecimento institucional em âmbito estadual, mas também o avanço de Porto Nacional na consolidação de uma cidade mais inclusiva, justa e comprometida com a igualdade.