Chuva causou estragos a moradores de Gurupi, no sul do estado – Foto – Divulgação/CBMTO
Lucas Eurilio
Um temporal casou vários estragos em pelo menos sete casas em Gurupi, região sul do Tocantins, nesta terça-feira, 9. O Corpo de Bombeiros informou que minutos após o início das chuvas, a água se acumulou e foi entre a Avenida Paraíba com a Rua Torrinha.
A enxurrada causada pelo acúmulo de água atingiu cerca de 1 metro e o muro de uma casas não resistiu à pressão e estourou.
“Essa pressão gerou o estouro de um muro, que desencadeou uma sequência de quedas dessas proteções envolvendo sete casas”, explicou.
Na manhã desta quarta-feira, 10, os militares estiveram novamente no local onde o estragos foram causados e orientaram os moradores. Conforme o tenente-coronel Guimarães Filho, do 3º Batalhão, não houve a necessidade de remover as famílias de suas casas.
Ninguém se feriu, mas as famílias perderam alguns móveis e as casas ficaram cheia de lama.
Por fim os militares informaram que a Prefeitura vai cuidar da limpeza no local.
“A enxurrada foi muito forte e em grande quantidade, transbordando sobre o meio-fio da rua, invadindo o quintal das casas. Agora cabe ao município dar o apoio com a retirada dos entulhos”, relatou.
Chuvas intensas em todo o Tocantins
Todo o Tocantins está com alerta laranja para chuvas intensas. Os dados são o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgados nesta quarta-feira.
Conforme o Instituto, e o grau de severidade é de perigo. Chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h), podem ser registrados.
Há também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Instruções
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).