Foto – Seciju

Prezando pela saúde de todos seus servidores contra a Covid-19, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está realizando, nesta quinta-feira, 27, o mutirão de vacinação contra a doença para todos os 663 custodiados, além de policiais penais e servidores da Unidade Penal de Palmas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A imunização está ocorrendo durante todo o dia com foco no direito à saúde de pessoas privadas de liberdade garantido na Lei de Execução Penal, executado por meio do Programa Mais Reintegração que é coordenado pela Gerência de Assistência ao Preso da Seciju.

A gerente Sandra Veloso explica que o mutirão ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e equipe de saúde da empresa terceirizada que presta serviços assistenciais na Unidade Penal, a New Life. “Foram aplicadas doses de reforço e também atualização da segunda dose para aqueles que já estão dentro do prazo. Durante a ação, todos os 663 custodiados receberam a dose de reforço e a tarde seguimos com o mutirão para os servidores e policiais penais”, falou.

O chefe da Unidade Penal, Thiago Sabino, reforça o intuito da imunização. “A ação visa completar um plano estruturado de prevenção e combate a transmissão da Covid-19. Ela foi pensada para concluir o esquema vacinal, reforçando a prestação de assistência à saúde dos custodiados e também dos servidores e policiais penais que aqui atuam”, pontuou o gestor.

Dose de reforço e testagem

O enfermeiro da Semus que também atuou no mutirão da aplicação da dose de reforço, Haroldo Dias Santos, fala sobre a importância da ação. “É muito importante a aplicação da segunda dose para a população carcerária e servidores, haja vista o aumento de casos de Covid-19 no Brasil. Com todos imunizados e com o esquema vacinal completo, podemos continuar exercendo nossas atividades com mais segurança”, informou.

Além do mutirão, também foram realizados testes para detecção de Covid-19 em servidores e policiais especializados do Núcleo de Operações com Cães (Noc), por meio de uma ação coordenada pela Gerência de Assistência e Saúde da Seciju que disponibilizou testes rápidos e a equipe técnica para fazer a coleta do material.

Fonte – Ascom Seciju