Maju Cotrim

A prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro discursou na abertura do Ano Legislativo na Câmara da capital. Ela acenou para parceria e falou das metas para a capital.

“Estamos dando início a um novo tempo, onde teremos muito trabalho para resgatar a educacão, socorrer nossos estudantes, crianças e adolescentes, tão prejudicados com a pandemia. E ao mesmo tempo, avançar na transição para uma gestão inovadora”, disse.

Pandemia

Ela falou ainda da pandemia, após se recuperar da Covid. “Acabo de sair de um período de isolamento, depois de contrair o vírus e precisar me afastar dos meus filhos, o joão, que tem uma comorbidade e o vittorio, recém-nascido. E nesses dias pude refletir ainda mais sobre a dor daqueles que perderam um ente querido. Lutamos contra esse vírus terrível com todas as nossas armas. Ampliamos a infraestrutura de saúde com novas unidades, mais profissionais e novos equipamentos”, pontuou.

Ela falou ainda que a gestão garantiu a vacina a todos, e não se limitou a esperar que procurassem as nossas unidades. “fizemos busca ativa, criamos unidades móveis, fomos nas feiras, nas praças, nas escolas, nas empresas… Fomos pra rua vacinar quem precisa.e estamos vencendoa batalha. Estamos dando a volta por cima, a cada palmense que completa seu ciclo vacinal e a cada criança que recebe a primeira dose”, disse.

A gestora falou também da parte econômica. “em 2021 ajustamos nossa política fiscal, esticando prazos de pagamento, criando facilidades para o contribuinte, incluindo o novo plano de refinanciamento de dívidas tributárias, o refis por mais um ano seguido, não aumentamos impostos ou criamos novas taxas. E nada disso afetou a saúde financeira da prefeitura, que manteve seus conceitos elevados junto ao tesouro nacional. A situação fiscal da prefeitura de palmas no item capacidade de pagamento é nota máxima – triplo a”, afirmou.

Ano da educação

“Vamos fazer de 2022 o ano da educação em palmas. Vamos usar toda a nossa sabedoria, toda a nossa energia, o máximo de recursos públicos possível e toda a mobilização das forças sociais para recuperar esse tempo perdido e colocar as nossas crianças no patamar que elas estariam se não tivessem sido impactadas pela pandemia”, disse.

Obras e chuva

“Estamos enfrentando o maior volume de chuvas da história da cidade. Desde outubro de 2021 não tivemos uma semana de estiagem, comprometendo o ritmo de nossas obras. Felizmente não tivemos vítimas de tragédias decorrentes das chuvas em nossa cidade e nos colocamos à disposição dos nossos irmãos tocantinenses onde a chuva fez mais estragos. Faz-se oportuno aqui prestar contas das frentes de obras do financiamento do banco caf que totalizam mais de 300 milhões de reais em investimentos totais”, disse.

Ela falou da projeção de entrega de mais creches e dezenas de obras.

Otimismo

Ela mostrou otimismo para este ano. “reafirmo aqui então, depois desta prestação de contas e de anunciar os desafios que chegam, Palmas continua firme no seu caminho de ser uma referência para o brasil, um orgulho para os tocantinenses, e de ser cada vez mais acolhedora pra sua gente: concluindo a infraestrutura moderna, até os pontos mais distantes do centro, realizando o ano de resgate da educação e implantando uma gestão inteligente, inovadora, cada vez mais eficiente e sustentável… Tudo pra nossa gente. Vamos continuar fazendo de palmas um excelente lugar para se viver e criar os filhos”, disse.

Eleições

A gestora falou ainda das eleições deste ano. “Com humildade, queremos dizer que o que fazemos aqui deve ser perseguido pelos poderes constituídos, aqui em nossa cidade, em outras cidades, e no estado do tocantins. E por isso digo também que o processo eleitoral deve aproveitar o que de melhor fazemos aqui. Não podemos desconhcer isso: palmas é central para o debate eleitoral. A eleição passa por aqui.

Encerro dizendo que trago pessoalmente esta mensagem de prestação de contas, de otimismo, e sobretudo de reconhecimento, pelo cumprimento dos princípios constitucionais por parte das senhoras e senhores representantes da nossa população. Agradeço profundamente a colaboração desta casa na apresentação de ideias, no debate, na fiscalização e na elaboração de políticas públicas”, disse.