Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado
Um mutirão de cirurgias pediátricas de baixa complexidade foi realizado durante este final de semana no Hospital Infantil de Palmas (HIP). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), o estado participa a há 12 do Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança e 17 crianças que estavam na fila de espera, passaram pelo procedimento de hernioplastias.
Em 2017, 30 pacientes foram beneficiados na unidade hospitalar e atualmente apenas casos de urgência e emergência passam por cirurgias. A Sesau afirmou que ainda este mês deve acontecer outro mutirão.
A mãe da pequena Ana Sofie, Francisca de Sousa Santos, que aguardava há anos para fazer a cirurgia, disse que ficou feliz ao saber que a filha seria beneficiada.
“Estamos muito felizes por ela ser contemplada e agora fazer a cirurgia. A qualidade de vida dela sem dúvida vai melhorar e daqui pra frente os cuidados também não precisarão ser tão grandes, porque a gente sempre tem a preocupação dela não fazer muito esforço”.
Os pacientes que fizeram o procedimento, fazem parte da fila de regulação do Estado e não podem ter patologias associadas como, cardiopatias, problemas pulmonares ou diabetes.
Aqui no Tocantins, todos as cirurgias foram realizadas pelo Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital Infantil, coordenados pela médica Lúcia Caetano Pereira, que destacou a participação do estado neste ação.
“Em todos os estados brasileiros, a demanda por cirurgias pediátricas é elevada devido o número insuficiente de especialistas e o fato de ser procedimentos de baixa complexidade que não exigem a internação das crianças, fica bem mais fácil atender”.
Os estados de Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal também participaram do mutirão.