Com o objetivo de orientar e renovar o desenvolvimento de processos de urbanização sustentável para os próximos 20 anos, está sendo realizada, segunda-feira, 17, em Quito, no Equador, a Terceira Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Moradia (Habitat III).

O prefeito Carlos Amastha integra a Comitiva Brasileira do Ministério das Relações Exteriores. Ele ressaltou a importância de realizar ações pensando no futuro dos cidadãos e visando uma cidade mais justa para todos. “Estamos discutindo o futuro do nosso planeta, pois o que for decido aqui irá afetar o caminho da nossa cidade”, enfatizou o gestor.

Habitat III

Em sua terceira edição, a Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável está sendo realizada na capital equatoriana de Quito, após 20 anos da Habitat II, ocorrida em Istambul, (Turquia).

A Habitat III tem por objetivo reforçar o compromisso global em torno da urbanização sustentável, avaliar os avanços registrados até hoje e identificar novos desafios. Seu principal resultado será a aprovação de uma Nova Agenda Urbana, documento final da Conferência que atualmente está sendo debatido em reuniões preparatórias e que visa orientar o desenvolvimento de processos de urbanização sustentável para os próximos 20 anos.

A delegação brasileira conta com diversos prefeitos de cidades brasileiras: Márcio Araújo de Lacerda, de Belo Horizonte (MG); José Alberto Reus Fortunati, de Porto Alegre (RS); Eduardo da Costa Paes, do Rio de Janeiro (RJ); Jairo Jorge, de Canoas (RS); Carlos Enrique Franco Amastha, de Palmas (PA); e Vladimir de Faria Azevedo, de Divinópolis (MG). (Com informações das Nações Unidas Brasil e Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais.)