Município localizado no extremo norte do Tocantins, na região conhecida como Bico do Papagaio, Itaguatins, distante 657 km de Palmas, comemora hoje, 18, seus 73 anos desde que se tornou cidade.
Seu processo de colonização se iniciou ainda no final do império, com a chegado do Coronel Augusto Cezar de Magalhães Bastos, vindo da cidade de Imperatriz no Maranhão, que em uma de suas viagens, impedido pelas circunstâncias foi obrigado a ancorar seu barco pelo lado de baixo da cachoeira de Santo Antônio, onde construiu sua residencia. Em torno dela foram surgindo moradias de imigrantes do Nordeste, à procura de terras férteis, e aos poucos foi tomando aspecto de povoado, chamado de Povoado Santo Antonio da Cachoeira.
Em 31 de dezembro de 1943, o povoado passou a se chamar Itaguatins, que originou-se da junção do prefixo ita, que significa pedra em Tupi-guarani e com a terceira e última sílaba dos nomes dos rios Araguaia e Tocantins. O povoado passou a ser considerado cidade, apenas, em 18 de agosto 1945.
A equipe da Gazeta do Cerrado tentou entrar em contato com a prefeitura da cidade, mas não obteve informações sobre a programação de comemoração do aniversário do município.