Foto – Divulgação

Maju Cotrim

O ex-governador Mauro Carlesse registrou sua candidatura ao Senado na manhã desta sexta-feira, 12. Ele foi pessoalmente acompanhando de aliados.

Carlesse disse que está confiante, “temos andado o Estado todo, recebido vários apoios de lideranças, amigos que estavam em dúvida se eu registraria ou não”, disse.

Sobre rumores de adversários de que não estaria elegível ele rebateu: “minha candidatura estou tranquilo, tenho certeza absoluta que será homologada”, pontuou.

Sobre o fato de ter outros 10 concorrentes que também vão registrar candidatura ele afirmou: “acho que teria que ter mais candidatos porque a política tocantinense barra muitas pessoas de colocar seu nome, acho que todos que querem tem que ter oportunidade”, pontuou.

Foto – Divulgação

Carlesse tem como suplentes seus ex-secretários Albuquerque e Sandro Armando. “Como senador posso ajudar muito este Estado, não é vaidade, não é nada”, pontuou.

“Vamos apresentar nosso projeto com grandeza”, disse.

Senadores

Foto – Divulgação

Ele criticou segundo ele senadores que “não trabalham para o Estado”. Ele tirou deste rol o senador Eduardo Gomes.

“Gomes é um grande senador da República só que sozinho não tem condições de fazer tudo”, disse.

“Não existe pai, mãe e filho…. Não pode existir isso num Estado…. Para o Tocantins isso não é bom, não tem projetos”, disse ao criticar Kátia Abreu e Irajá Abreu.

Governo

Ele disse que por enquanto não vai declarar apoio ao governo. “Tenho dó do próximo governador porque a situação do Estado é grave”, disse.

Carlesse é ex-governador do Tocantins e também jé foi deputado e presidente da Assembleia Legislativa. Ele renunciou ao cargo ano passado quando estava afastado por investigações e á beira de um processo de impeachment.

Carlesse

MAURO CARLESSE

Mauro Carlesse nasceu no município de Terra Boa, Paraná. No Tocantins, é empresário e agropecuarista. Iniciou a carreira política ao se filiar no Partido Verde (PV) em 2011, quando já exercia a presidência do Sindicato Rural de Gurupi. Foi candidato a prefeito daquela cidade nas eleições de 2012. Em 2013, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e em 2014, foi eleito deputado.

Em 2016, assumiu presidência da Executiva Estadual do PHS (Partido Humanista da Solidariedade) e foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, passando a ocupar o cargo a partir de fevereiro de 2017.

Em abril de 2018, assumiu o Governo do Estado interinamente em virtude da cassação do então governador Marcelo Miranda (MDB). Em 24 de junho de 2018, foi eleito Governador do Tocantins com 368.553 votos, o que corresponde a 75,14% dos votos válidos daquela eleição.

Em 7 de outubro de 2018, Mauro Carlesse foi reeleito com 404.484 votos, o equivalente a 57,39% dos votos válidos, encerrando a disputa já no primeiro turno das eleições ordinárias.

Em 2022, Carlesse é candidato ao Senado Federal, com o número 360 (trezentos e sessenta)

Mauro Carlesse é pai de Sophia, Phamella e Dayana.

Veja o vídeo aqui