Na porta de casa, a dona Ana Paula Quirino recebeu o ministro da Saúde, Ricardo Barros, acompanhado do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, e assim de “camarote”, assistiu à inauguração do Centro de Saúde Comunitário de sua quadra, a 409 Norte. “Agora não terei que ir a pé para outra quadra, posso dizer que durmo em frente à unidade de saúde”, comemorou Ana Paula.
Inaugurada pelo prefeito Carlos Amastha, acompanhado do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, do Governador Marcelo Miranda e do Secretário Municipal de Saúde, Nésio Fernandes, o CSC da 409 Norte – Território Canela irá atender inicialmente cerca de 3.600 pessoas, além da zona rural da região, ainda em cadastramento.
No CSC a comunidade poderá contar com uma equipe da estratégia Saúde da Família, formada por médico, odontólogo, enfermeiro e agentes comunitários de saúde, além do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composto por fisioterapeuta, psicólogo, pediatra, fonoaudiólogo, assistente social e ginecologista. “Com os Centros de Saúde Comunitários como este estamos ampliando o conceito de atenção primária, levando mais serviços especializados para próximo da comunidade”, frisou o secretário Nésio Fernandes.
Já o prefeito Amastha ressaltou que busca trabalhar em parceria com Estado e Governo Federal para implantar os serviços que a comunidade precisa. “Nossa obrigação é fazer com que a população seja atendida em suas necessidades. Vamos juntos trabalhar, Estado, Governo Federal e Município para oferecer um serviço de qualidade para a população”, disse.
O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, elogiou a estrutura do novo Centro Comunitário de Saúde e afirmou que o Governo Federal tem o compromisso de promover as condições necessárias para que os profissionais possam atender bem a população. “Este é um excelente padrão de Unidade de Saúde, Palmas tem boas estruturas e bons índices de saúde, e nós vamos trabalhar para que possamos oferecer os insumos e equipamentos necessários para que os profissionais façam um bom trabalho”, disse.
Em Palmas o Ministro também visitou o Cento de Recuperação e Fisioterapia da Região Sul – CrefiSul.
CSC da 409 Norte
A estrutura do Centro de Saúde tem capacidade para a atuação de quatro equipes de Saúde da Família com Saúde Bucal. Inicialmente irão atuar uma equipe de Saúde da Família e uma equipe de Núcleo de Apoio à Saúde da Família para prestar atendimento a cerca de 3.606 pessoas.
No Centro de Saúde da Comunidade serão ofertados serviços como consulta com clínico geral, consulta de enfermagem, consulta odontológica, nebulização, atendimentos em áreas programáticas (controle de DST /AIDS, hipertensão/diabetes, tuberculose, hanseníase, leishmaniose e outras doenças, além de exames).