Foto – Arquivo Familiar

Equipe Gazeta do Cerrado

A morte de Dona Laurintina Ribeiro Matos, de 116 anos, neste domingo, 10, comove a Comunidade Quilombola Mumbuca, no Jalapão.

Não só familiares, mas a nova geração que vive no povoado também está em prantos pela perda da matriarca.

Em depoimento à Gazeta do Cerrado, a presidente da Associação dos Artesãos do Mumbuca, a jovem líder da comunidade Raylane Ribeiro da Silva contou o que representava Dona Laurintina.

Foto – Arquivo Familiar

“Falar de Dona Laurintina é falar de Dona Miúda, porque assim, as duas segurou isso aqui, que é o Mumbuca. Então, Dona Laurintina foi muito mulher e junto com dona Miúda segurou a comunidade, segurou os moradores porque ela foi uma grande parteira, quando aqui não tinha hospital, não tinha médico, aqui era isolado e o povo pegava jumento pra ir pra Ponte Alta. As mulheres engravidavam aqui, ela era referência e sem contar que ela aguardou essa cultura junto com Dona Miúda, de ter essa comunidade do jeito que está. Era uma matriarca, raízes. A gente vai perdendo nossas raízes. Maurício já foi, Dona Miúda, Dona Laurintina, só temos nosso avó Diolino”, disse.

Raylane disse ainda que “a matriarca foi uma mulher guerreira, uma mulher de fé, mulher oração e que desbravou o Mumbuca, pra que hoje eu esteja aqui. Mulher de exemplo, que foi referência, então tem gente aqui que já grande, que tem família, já é tio, avó, que foi Dona Laurintina que pegou quando a mulher entrava em trabalho de parto. Dona Miúda foi o capim dourado, Dona Laurintina foi parteira e o Maurício foi a viola. E tamo perdendo nossas raízas. É muito sentimento que estamos processando. A Comunidade quando perde alguém assim, muito querido, a Comunidade perde uma parte dela. O Mumbuca está de luto!”.

A pré-candidata ao Senado, Professoa Dorinha lamentou a morte da líder.

Veja abaixo

Foi com muita tristeza que recebi neste domingo, 10 de junho, a notícia do falecimento da líder dona Laurentina, aos 102 anos, quilombola do Mumbuca do Jalapão. Irmã de dona Miúda (em memória), dona Laurentina, mostrou a força da mulher e a determinação para garantir a sobrevivência da sua família. Uma perda irreparável. Com sua partida, fica um legado de inspiração para outras mulheres, grande contribuição com a cultura tocantinense e sua luta pelo capim dourado, identidade do nosso Tocantins. À família e amigos rogo a Deus que os console neste momento difícil. Que Deus dê a ela o descanso eterno.

Deputada Professora Dorinha
10 de julho de 2022

Leia também

Mumbuca de luto! Morre a guerreira quilombola Laurintina que lutou junto com a irmã Dona Miúda pela comunidade: “perda irreparável”