Equipe Gazeta do Cerrado
A OAB Tocantins deu posse a primeira gestão da Comissão de Igualdade Racial na noite desta quinta-feira, 21. A comissão é composta por cinco integrantes: presidente, vice, secretário-geral, e dois membros.
O presidente é o advogado Domingos Rodrigues; a vice é a advogado Edilma Barros; o secretário-geral é Cristian Ribas, e os dois membros são os advogados Priscila Aragão e Fábio Alves.
Segundo o secretário geral da Comissão, Cristin Ribas, o objetivo é de valorizar a presença de negros e negras na advocacia, mas sobretudo contribuir com a sociedade no que tange as políticas da promoção de igualdade racial“Nós aqui do Tocantins, como em todos os Estados do Brasil temos uma realidade onde o racismo institucional é muito presente. Temos graves questões de violação de direitos humanos, relacionados a comunidades quilombolas que estão ligados a uma dimensão étnica.”
“A comissão busca atuar com relação a esses casos, assim, como outros casos relacionados ao direito discriminatório”, afirmou Cristian à Gazeta.
“A criação desta comissão fortalece a trajetória de 30 anos da Seccional Tocantins, legitimando ainda mais seu compromisso com a sociedade na luta pela igualdade racial, e a relevância e a força das/os advogadas/os negras/os, a cada dia com mais presença e destaque na profissão”, comentou o advogado Cristian Ribas.